Nossos vizinhos argentinos estão dando uma bela demonstração de atitude concreta em defesa de suas águas num gesto simbólico de comemoração do Dia Internacional da Água. A ONG Proteger, da província de Santa Fe, está empenhada em buscar apoio para criação de áreas protegidas do sistema fluvial Paraguai-Paraná.
Segundo eles as áreas úmidas, que podem ser tornar protegidas através da Convenção Ramsar, são reservas valiosas de água, que se apresentam sob a forma de esteros, lagoas, arroios,
mananciais, cursos fluviais, águas subterrâneas.
E advertem que toda a redução, contaminação ou alteração dessas áreas
vai limitando as possibilidades de contar com água para
os diversos usos.
As demandas crescentes de uma sociedade planetária na qual 1,2 bilhões de pessoas não têm acesso à água
potável e a necessidade de assegurar a manutenção das áreas úmidas deixa evidente a importância de obtenção dessa cadeia de proteção ao sistema Paraguai-Paraná, , com mais de 1.500.000 hectares.
Agora só falta o apoio do governo federal daquele país de das organizações privadas para possibilitar a ampla proteção a essa fonte de água e vida.
Oxalá o Ano Internacional da Água possa ser bem comemorado pelo hermanos!
Boa leitura!
Cecy Oliveira – editora
A Vez dos Leitores
Edição 150
Muito boas as reportagens da edição 150 de Aguaonline. Os dados veiculados são muito importantes, a compilação destas informações nos dá uma idéia em números, o que é bem mais palpável e preenche nosso discurso com dados. Como poderia ter acesso à publicação que deu origem a estas reportagens? Sou professora de Engenharia Ambiental e estava justamente à cata de dados compilados sobre água, desperdício, doenças de veiculação hídrica etc. Novamente parabéns pela edição.
Alexandra Finotti – finotti@ppgiph.ufrgs.br
Campanha da Fraternidade
Como grande apreciador deste site, venho de maneira solidária comunicar que a Igreja Católica, através da Campanha da Fraternidade de 2004, vai abordar a questão da água e sua importância à vida. O lema da Campanha será: “Água – fonte de vida”. Como vivemos em um país que podemos considerar católico, considero tal atitude extremamente importante. Minha sugestão e que forças sejam concentradas em torno dessa questão, sem distinção de credos.
Leandro Skowronski
Ecossistemas em perigo I
Achei muito interessante esse site, está ligado à minha área. Nem eu sabia que a situação dos rios estava tão triste nos últimos anos, bastante interessante essa matéria… adorei
Karen – kjuliana@brturbo.com.br
Ecossistemas em perigo II
Sou professora de uma 4ª série, do ensino fundamental e preciso de textos informativos, mas simplificados, para trabalhar um projeto de conscientização da escassez de água, com meus alunos. Já salvei o que vocês publicaram na internet e agora gostaria de que, se tiverem mais coisas sobre este assunto, por favor, mandem-me por e-mail…quero desenvolver um bom trabalho e conto com a ajuda da equipe. Desde já agradeço,
Alessandra
Leave a Reply