Fórum Social das Águas – o contraponto de Quioto

Com o objetivo de incluir a questão social nas discussões mundiais sobre a gestão das águas, o Movimento Grito das Águas (Brasil) e a IGWC (Coalizão Internacional pelas Águas Globais), com sede na França, realizarão, de 16 a 23 de março, em Cotia, São Paulo, Brasil, o Fórum Social das Águas 2003.

Durante as atividades do III Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, pessoas e representantes de movimentos sociais e ONGs de todos os continentes desenvolveram um plano de ações para coincidir com o Fórum Mundial da Água (FMA). Três decisões foram tomadas:

1. Enviar representantes da sociedade civil a Quioto, Japão, para junto a ativistas japoneses, protestar contra as corporações interessadas na privatização de reservas, mananciais e serviços públicos de água;

2. Apoiar os Fóruns Sociais das Águas que serão realizados na América do Sul (Cotia, São Paulo, Brasil), África (em local a ser definido), América do Norte (Nova York, EUA) e Europa (Florença, Itália);

3. Conectar estas iniciativas estabelecendo links diários de comunicação entre os quatro Fóruns Sociais das Águas e a delegação social que vai a Quioto, Japão.

Com estas iniciativas, os movimentos sociais e as ONGs de todo o planeta começam o processo de organização do Fórum Social das Águas Mundial. A proposta é de que seja realizado na Índia, relacionado ao Fórum Social Mundial, em janeiro de 2004.

Temas para o debate:

 Ação local, pensamento global;

 Educação e Cultura. Meios de Comunicação;

 Saneamento, Energia, Agricultura e Turismo;

 Ciência e Tecnologia;

 Mecanismos de financiamento;

 Commodities Ambientais;

 Projetos de Cooperação;

 Responsabilidade sócio-ambiental do sistema financeiro;

 Direito Ambiental e Gestão Social das Águas.

Local: Parque Cemucam – Cotia – SP- Brasil

Coordenação:

Secretaria Executiva do Fórum Social das Águas – Brasill

Movimento GRITO DAS ÁGUAS

IGWC – International Global Water Coalition

Apoio:

Prefeitura do Município de São Paulo

Funlago – Fundação de Ensino e Promoção Ambiental da Região do Lago de Furnas.

Instituto Vis Viva de Fomento Sócio Ambiental

Mais Informações: www.socialworldwaterforum.org

www.forumsocialdasaguas.com.br

História

O Fórum Social das Água foi criado em 15 de dezembro de 2001, uma das deliberações do Fórum Social das Águas da Bacia do Rio Grande, realizado na sede do Sindicato Rural de Alfenas – MG, onde mais de 300 participantes representavam ONGs dos estados de São Paulo e Minas Gerais.

A iniciativa partiu do Movimento Grito das Águas, uma REDE de ONGs e INGs (Organizações e Indivíduos Não Governamentais) dedicada à mobilização comunitária em defesa da preservação das águas e das espécies que delas dependem, das reservas de águas internacionais em ambientes lagunares, marinhos, costeiros e de água doce. O Fórum Social das Águas será uma forma de aprofundar e ampliar a experiência de criação do Fórum Social Mundial de Porto Alegre.

O Fórum Social das Águas é um espaço orgânico de articulação da sociedade civil para a proteção ambiental e manejo sustentável das águas no Brasil. O objetivo é promover a participação da sociedade civil organizada nas decisões sobre o manejo dos recursos naturais, pois só assim implicações sociais serão levadas em conta, ao contrário do que ocorre com a tendência neoliberal dedicada a favorecer interesses prioritariamente econômicos. A partir da abordagem social e holística das águas, um planeta mais saudável e sustentável é possível, gerando oportunidades, renda e felicidade para as comunidades organizadas.

O Fórum Social da Águas é coordenado nacionalmente por uma Secretaria Executiva composta por representantes de ONGs de São Paulo (Instituto Águas do Prata – IAP), Minas Gerais (Fundação de Ensino e Promoção Ambiental da Região do Lago de Furnas – FUNLAGO) e Santa Catarina (Movimento Grito das Águas).

Leave a Reply

Your email address will not be published.