Mesmo antes de estar com sua estrutura montada o Ministério das Cidades, que deve abrigar a área de Saneamento já foi atingido profundamento pelos cortes no orçamento da União.
Segundo matéria divulgada pela Agência Brasil o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Guido Mantega, esteve reunido ontem (terça-feira- 12/02) com o ministro das Cidades, Olívio Dutra, para discutir o orçamento previsto para o o recém-criado ministério.
No último dia 31 de janeiro, Dutra apresentou uma proposta de formação do ministério que atuará diretamente na estrutura das cidades brasileiras mas, segundo anúncio do governo, os cortes de R$ 14 bilhões no orçamento atingiram boa parte dos recursos previstos para o Ministério das Cidades.
Segundo nota divulgada pelo Ministério do Planejamento, o Ministério das Cidades foi um dos mais atingidos pelo contingenciamento.
Cooperação
O chefe da delegação da Comissão Européia no Brasil, Rolf Timans, defendeu em audiência com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, a criação de mecanismos para acelerar a concretização de projetos de cooperação entre União Européia (UE) e Brasil na área ambiental. “Não é possível que tenhamos, no futuro, projetos que discutimos pela primeira vez há um ano e que somente oito anos depois eles se concretizem”, disse Timans. Segundo ele, a tarefa cabe tanto ao governo brasileiro quanto à União Európéia.
Durante a visita de cortesia à ministra, Timans também propôs a realização de um encontro, em Brasília, para troca de experiências entre representantes da comunidade internacional na área de meio ambiente e o fortalecimento da cooperação no setor.
Leave a Reply