
Com o reconhecimento de mais uma Reserva Particular do Patrimônio Natural, pelo Ibama, já totalizam 365 RPPNs a nível nacional registradas em cartório. Com 12,82 hectares, a Reserva Rizzieri faz parte do Sítio Cristina, no município de São Sebastião, São Paulo, de propriedade de João Baptista Baldini Rizzieri.
Para transformar um imóvel em RPPN o proprietário precisa averbar em cartório o Termo de Compromisso firmado com o Ibama – direitos e deveres -, sem o qual a unidade de conservação não existe legalmente. O prazo para a averbação é de
60dias após a publicação da portaria no DOU. Nessa situação continuam 20 RPPNs que devidamente averbadas em cartório de registro de imóveis o que elevará para 385 o total de Reservas Particulares do Patrimônio Natural federais.
Os interessados em preservar eternamente a biodiversidade e as belezas cênicas de toda ou parte de sua propriedade devem procurar o Ibama mais próximo para uma vistoria prévia do local. Os benefícios são muitos: isenção de ITR, financiamentos bancários especiais para desenvolver projetos ecológicos com acompanhamento técnico do Ibama, além de fiscalização permanente contra desmatamentos, queimadas e degradação ambiental.
Fonte: Ibama
Fashion Week
Foi lançado em 27 de janeiro, naa 14ª edição do São Paulo Fashion Week, o Projeto Gota cujo objetivo é levar a educação ambiental aos participantes dos grandes eventos nacionais. Na semana da moda, o projeto foi responsável pela instalação de 28 estações de coleta seletiva, num total de 140 coletores de lixo. Além disso, ao longo dos seis dias de evento (de 27 a 1º de fevereiro), cerca de 20 voluntários ambientais distribuíram 50 mil manuais com dicas de como separar os materiais e informações sobre endereços e telefones de grupos que recebem recicláveis na capital paulista.
Segundo a diretora da empresa Gota, Maria Eduarda Vianna de Matos, o objetivo nessa primeira etapa é conscientizar não só o público, mas também promotores de eventos, de que uma atitude como esta torna-se hoje essencial. Em uma segunda fase, deverão ser atendidos pelo projeto todos os eventos expressivos das principais cidades brasileiras.
Leave a Reply