Mutirão pela vida

Retomam-se agora, passadas as festas, as posses, o Fórum Social Mundial, os debates em torno das legislações para o saneamento ambiental e resíduos sólidos. Ao que parece num ritmo que indica uma volta o início para se refeito todo o caminho novamente.

Esperam todos que reine o bom senso e não se iniciem novamente os cansativos debates que colocam em pólos antagônicos as mesma figurinhas carimbadas de sempre. O lançamento da publicação Pensamento do Setor de Saneamento, por exemplo, traz dezenas de posições consensuais o que seria um excelente ponto de partida para um arcabouço jurídico que possibilite uma rápida construção do sistema nacional de Saneamento dando também a oportunidade para que os estados construam seus sistemas estaduais.

Já são mais de oito anos sem definição institucional para essa área. É hora de mais ação e menos conversa. Nenhum dos grandes projetos do governo federal e dos governos estaduais poderá ser construído se não tiver na base um grande mutirão nacional pela universalização dos serviços de saneamento, compreendendo não somente os serviços de água e esgoto, como também drenagem e resíduos sólidos. O país já viu mortes demais por falta de saneamento. É hora de premiar a vida.

Boa leitura!

Cecy Oliveira – editora –

A Vez dos Leitores

Mudança tem que começar em casa I

Adorei ser assinante da Águaonline por ter assunto atuais e muito importante para a conscientização das pessoas e empresas sobre o destino das águas de nosso planeta. Por falar nisso gostaria de ver numa publicação da revista o assunto de análise química da água e procedimento de como fazer estas análises. Certo de que em breve estarei lendo este assunto desde já agradeço .

José Eduardo A. Mesquita – jeamesquita@uol.com.br

Mudança tem que começar em casa II

Você tem toda razão: a mudança tem que começar em casa. Temos que cuidar do nosso quintal primeiro antes de opinar sobre o quintal do vizinho. A exemplo do Sede Zero, sugiro ao novo governo a convocação de um gigantesco mutirão – Big Mutirão – para limpeza de córregos, rios, canais, tubulações e bueiros onde neles poderiam trabalhar, inclusive, os descamisados. As autoridades constituídas têm que entender, não temos recursos para a execução do serviço de limpeza de forma convencional. Caso uma medida semelhante tivesse sido tomada no ano passado, hoje, não estaríamos lamentando a morte de tanta gente nas enchentes e enxurradas. Assim estaríamos dando um exemplo ao mundo que aqui se leva a sério a questão do meio ambiente. Chegaremos então, no dia em que não jogaremos, nem mesmo uma tampinha de garrafa PET no chão. Abraços a todos.

Massao – Jundiaí/SP .

A Vez dos Leitores

Qualidade da água

Por que em determinados lugares da minha cidade a água dos poços estão com teor de alumínio muito alto, já que esse mineral é uma transformação da bauxita e pelo

que sei não é encontrado diretamente na natureza . E mais, aqui em Recife, pelo que sei, não existe esse mineral. Será que você pode pesquisar isso e me enviar uma

resposta?

Valmir Peixoto – Recife

Crise da água

Desenvolvi um projeto de pesquisa no qual o meu objetivo era comprovar a poluição do córrego que abastece a minha cidade. Ele nasce próximo de uma cidade vizinha e o esgoto sem tratamento é jogado neste córrego . Algumas universidades já vieram pesquisar outras fontes poluidoras mas somente citaram a possibilidade de ser a água captada e tratada pela Sabesp e distribuída para a cidade, a causa de uma incidência alta de cânceres diversos em nossa cidade. Fiz uma prova na Unesp para ingressar em Mestrado e desenvolver o meu projeto, mas orgãos públicos não se mexem. Alguém tem que fazer alguma coisa!!!

Adriana Paulinich Pimenta – adrianapaulinichpimenta@fn.com.br

Livro

Estou procurando em todas as livrarias aqui de Curitiba o livro “Ouro Azul”, que foi mostrado na edição do dia 30. Estou precisando muito deste livro. Faço um mestrado na UFPR e meu trabalho de pesquisa é sobre o uso sustentável da água, e este livro me ajudaria bastante. Se você tiver também outras fontes que possa me ajudar no trabalho, agradeceria muito, tais como artigos, teses, dissertações, ou outros. Ficaria muito agradecido. Fico aguardando com a maior urgência.

Luiz Anselmo Merlin Tourinho

Leave a Reply

Your email address will not be published.