Campanha “Água + Cloro = Saúde”

Você já pensou algum dia em ser um aventureiro, viajar para lugares exóticos e conhecer pessoas de culturas totalmente diferentes? Agora imagine poder fazer tudo isso e, ainda, ajudar a salvar vidas. É isso que a Família Goldschmidt, dentro do projeto Giro pela América, e a Abiclor/Clorosur estão realizando por meio da campanha “Água +Cloro = Saúde”.

Em pouco mais de 400 dias, a Família Goldschmidt percorrerá, em um motor home, o Norte, Nordeste e Centro-Oeste brasileiros e toda a Venezuela. Nessa viagem, reforçará a importância do saneamento básico e a relação, inseparável, entre acesso a água com qualidade e saúde.

Durante a expedição, serão feitas palestras em escolas públicas e contatos com prefeituras, secretarias de educação, de saúde e vigilância sanitária. Estas ações visam a conscientizar governantes, educadores, imprensa e as comunidades da importância da utilização do cloro como agente de desinfecção da água e higienização dos alimentos.

Para as comunidades, serão distribuídos materiais educativos como gibis, folhetos, cartazes e brindes. Ainda como parte da campanha, está prevista a doação de hipoclorito de sódio, pelas empresas associadas à Abiclor/Clorosur, para que as prefeituras das cidades mais carentes usem no tratamento da água.

Estima-se que, na expedição, 700 mil pessoas sejam atingidas, direta ou indiretamente, pelas ações da campanha “Água + Cloro = Saúde”. A Família percorrerá 18 Estados brasileiros e todos os Estados da Venezuela, totalizando 70 cidades nos dois países.

Toda expedição será registrada em vídeos, fotografias e reportagens feitas por Peter Goldschmidt, sua mulher Sandra e os filhos Peter Eric (12) e Ingrid (10). A Família partiu de 1° de novembro, de São Paulo. O retorno está previsto para março de 2004. Você pode acompanhar o andamento da viagem visitando o site www.giropelaamerica.com.br.

Vejam, ao lado, a entrevista de Peter Goldschmidt após 1 mês do início da viagem :

Entrevista

Como vocês tomaram contato com as ações sociais da Abiclor?

Peter – O nosso primeiro contato com o trabalho da Abiclor foi por meio da revistinha da Turma da Mônica “Água Boa pra Beber”, que meus filhos receberam na escola onde estudavam. A publicação me chamou a atenção pois, de um modo muito simples e didático, expunha o problema mundial da água. E, no caso brasileiro, apresentou uma solução fácil de ser aplicada no cotidiano dessas famílias carentes sem acesso a água tratada: a cloração da água.

Por que a Família Goldschmidt abraçou a campanha “Água + Cloro = Saúde”?

Peter – Durante nossas expedições notamos, em muitas comunidades, deficiências na área de saneamento básico e estávamos a procura de algo que pudesse ajudar a população nesta questão. A campanha da Abiclor/Clorosur veio ao encontro desta necessidade. Por meio dela podemos não só levar lembranças, mas deixar uma semente importante de nossa passagem por estes locais.

Como está sendo a receptividade da campanha em seu primeiro mês?

Peter – Neste primeiro mês de expedição, realizada no Estado de Minas Gerais, temos sentido uma grande receptividade da campanha. Em todas as cidades que passamos, o assunto “água” tem sido tratado como prioridade, principalmente nas escolas, onde gera muitos trabalhos e palestras. A imprensa local tem nos dado boa cobertura e auxiliado muito na difusão do tema principal da campanha.

Leave a Reply

Your email address will not be published.