
Uma análise e retrato da situação da água no mundo e como as grandes corporações se beneficiam desse insumo que começa a assumir um papel mais importante do que o petróleo é o tema central do livro Ouro Azul, lançado durante o Fórum Social Munidal, em Porto Alegre.
Os autores da publicação, Maude Barlow e Tony Clarke, advertem para a mais ameaçadora crise, ecológica, econômica e política deste século: a escassez de água potável. O livro discute não apenas este novo dilema da humanidade como traz informações e estratégias para solucioná-lo. Para Clarke e Barlow só há uma ação possível: “temos que ser os guardiões da água doce em nosso próprio País e em todo o Planeta”.
O livro também documenta como os conglomerados capitalistas, indústrias pesadas e fornecedores de água engarrafada, entre eles dois gigantes dos refrigerantes, estão se apropriando das fontes de água potável do globo, engarrafando o líquido, para depois vendê-lo a preços extorsivos. “Essas práticas devastam os ecossistemas e prejudicam todas as comunidades em redor do mundo”, revela Barlow.
Dia Mundial das Áreas Úmidas
Como forma de celebrar o 2 de fevereiro – o Dia Mundial das Áreas Úmidas – a Fundação Proteger iniciou um giro pelas províncias do litoral fluvial da Argentina, para estimular a criação de novas áreas de proteção nos moldes da Convenção Ramsar.
O objetivo de declarar novos Sítios Ramsar é conservar a diversidade biológica e as funções ecológicas e hidrológicas que as áreas úmidas desempenham como sustento da vida humana, a produção, o trabalhoo e elas economias regionais do litoral.
A iniciativa WWF-Proteger 2003 se insere na meta
fixada recentemente pela Convenção Ramsar de elevar
os atuais 106 milhões de hectares de áreas úmidas protegidas no mundo a uma superfície de 250 milhões
de hectares para o ano 2010.
O vale aluvial dos rios Paraná e Paraguai, na
Argentina, se constitui em um sistema único no mundo e é a
principal fonte de água doce do país. Faz parte do maior
corredor de áreas úmidas do planeta que nasce no
Pantanal mato-grossense, segue pelas áreas úmidas do rio
Paraguai e continua nas do rio Paraná até o Rio da Prata.
Autores
Maude Barlow é uma das mais conhecidas oradoras, organizadora e comentarista de mídia no Canadá. Ela é diretora nacional do Conselho dos Canadenses e co-fundadora do Blue Planet Project, movimento global de cidadãos para a proteção da água.
Tony Clarke é diretor do Instituto Polaris do Canadá e dirige o comitê sobre corporações para Fórum Internacional sobre Globalização.
Ouro Azul, 331 páginas, 17 X 24, R$ 39,00, está à venda nas principais livrarias do Brasil.
BicicletasXpetróleo
Uma descontraída passeata de ciclistas percorreu o campus da PUC – onde se desenvolveram os principais eventos do Fórum Social Mundial -cantando palavras de ordem contra os combustíveis fósseis e apregoando as vantagens do uso da bicicleta como transporte alternativo.

Leave a Reply