O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social estará presente na terceira edição do Fórum Social Mundial participando da organização de duas oficinas. A primeira será no dia 25 de janeiro, das 8h30min. às 12 horas, na PUC/RS, tendo como tema central “Os novos fundamentos macroeconômicos para o desenvolvimento social”. A palestrante convidada é Hazel Henderson, ambientalista e economista americana, conhecida pelo seu ativismo no desenvolvimento de uma economia sustentável, autora dos livros “Transcendendo a economia”, “Construindo um mundo onde todos ganhem” e “Politics of the Solar Age: Alternatives Futures, the End of Economics”.
Hazel é considerada uma das grandes líderes do pensamento alternativo e uma das poucas vozes femininas que defende a adoção de modelos de desenvolvimento baseados no estímulo às pequenas empresas. Ela é uma das criadoras do índice Calvert-Henderson, modelo ensinado nas universidades e seguido por muitos governos estaduais americanos que incorpora questões ambientais, investimentos em educação e saúde, qualidade de vida e direitos humanos, entre outros indicadores, como critério para medição Produto Interno Bruto.
A segunda oficina tem como tema “Um Mercado Socialmente Responsável: É Possível?”, promovida em parceria com o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), o Observatório Social, a Fundação Instituto de Desenvolvimento Empresarial e Social (Fides), a Cives – Associação Brasileira de Empresários pela Cidadania, a Associação Latino-Americana de Pequenos e Médios Empresários (Alampyme) e o Greenpeace Internacional. O evento acontecerá no dia 26 de janeiro, das 8h30min. às 18 horas, na PUC/RS.
Esta oficina fará uma análise das oportunidades e desafios do movimento da responsabilidade social empresarial (RSE), e contará com a participação de palestrantes convidados nacionais e internacionais, como Harris Gleckman, coordenador das Nações Unidas para o Programa de Financiamento para Desenvolvimento; Hazel Henderson, economista do Calvert-Henderson; José Luciano Duarte Penido, presidente do Conselho de Cidadania Empresarial da Fiemg e presidente da Samarco Mineração S.A., e Erwin Hahn, presidente do Fórum Empresa.
As oficinas contarão com tradução simultânea em inglês/português.
Investidores Xpoluição
O que as demais nações do globo ainda não conseguiram: a adesão dos Estados Unidos ao Protocolo de Quioto talvez os investidores obtenham. A pressão interna pela redução dos gases de efeito estufa está se fortalecendo entre os maiores fundos de investimento sobre as cinco maiores empresas de energia norte-americana que respondem por 25% da poluição gerada por esse ramo industrial, segundo notícias divulgadas essa semana nos principais jornais do país. Agora a oscilação das ações nas bolsas também poderá ser ditada pela influência dos passivos ambientais das emissões, os planos para redução e até mesmo por políticas de subsídios governamentais, como a que está sendo proposta pelo governador de Nova York, à redução.
Paralelamente, dois senadores, o democrata Joseph Lieberman, e o republicano John McCain, apresentaram um projeto que obriga à redução do nível das emissões, para as indústrias, aos níveis de 2000 antes de 2010, e aos valores de 1990 antes de 2016.
Mercado de carbono
A Federação das Indústrias de Pernambuco promove no dia 20 fevereiro próximo, em Recife-PE, o Seminário Internacional sobre o novo Mercado de Certificados de CO². Mais informações podem ser obtidas pelo site www.fiepe.org.br.
Leave a Reply