Adutora de PEAD amplia captação em Porto Alegre

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) de Porto Alegre está implantando uma nova captação de água bruta da Estação de Bombeamento de Água Bruta Belém Novo visando à melhoria de qualidade da água para tratamento, visto que a atual (diâmetro 800mm) é muito próxima da margem (cerca de 100 metros) e quando o Lago Guaíba está muito baixo no verão, a turbidez fica elevada, causando muita dificuldade no tratamento por parte da ETA Belém Novo, além da quantidade de água tque já é insuficiente no verão.

Essa nova tubulação é constituída de tubos de polietileno de alta densidade (PEAD) PN 4 diâmetro externo 1.200mm e espessura de parede 40 mm, numa extensão total de 1.945 metros, aproximando-se, então, do canal de navegação do Lago Guaíba. Na ponta haverá um dispositivo (crivo) que é um segmento do próprio tubo perfurado com aproximadamente 2.400 furos, diâmetro 50mm, disposto a 60 cm do fundo, apoiado em blocos especiais de concreto. Trata-se de montagem subfluvial, incluindo escavação em pouco mais da metade da extensão.

Trabalho meticuloso

Para a fixação do tubo no leito foi prevista a colocação de “poitas” = blocos de concreto em forma de meia-lua sobre o “lombo” da tubulação a cada 6m, sendo que o peso de cada um é igual a 1.150 Kg. O trabalho exige a utilização de vários tipos de equipamentos sobre balsas/flutuantes, inclusive a máquina de solda do PEAD que pesa aproximadamente 3 toneladas, além de escavadeira hidráulica de 20 toneladas mais grupo geradores, bate-estacas, guinchos, etc., além de mergulhadores para o acompanhamento dos serviços.

O fabricante da tubulação é a Brastubo, de São Paulo, e a empresa responsável pela obra é a Archel Engenharia, de Porto Alegre.

Resíduos sólidos

A ABES, através da Seção Rio Grande do Sul e Comitê de Resíduos Sólidos, em parceria com o Instituto Pólis, estará realizando o encontro Política Nacional de Resíduos Sólidos: Produção e Consumo Sustentável, dia 27 de janeiro de 2003, no auditório da Caixa Econômica Federal (Rua dos Andradas nº 1000 – 12º andar), das 9h às 17h30min. Estarão presentes no encontro representantes dos ministérios das Cidades e do Meio Ambiente, da Câmara Federal, do Greenpeace e do Movimento Nacional dos Catadores. O evento é gratuito e não é necessário inscrever-se previamente.

Gestão da Água no FSM

A Unisinos e a Universidade do Bem Comum – que será oficialmente lançada durante o fórum – realizam o seminário Água e Bem Comum, Questões e Estratégias, dentro da programação do III Fórum Social Mundial, que acontece de 23 a 28/1 em Porto Alegre.

O seminário abordará os desafios para garantir o direito à água para todos, como um dos eixos fundamentais da construção de um outro mundo possível. As atividades acontecem de 24 a 27/01.

Entre os temas a serem abordados estão:

Adutora em Jundiaí

Também o DAE de Jundiaí, SP, inovou na implantação de adutora ao adotar o PVC azul na região oeste da cidade. A empresa fornecedora – Tigre – informa que Jundiaí é pioneira, pois não há tubos de PVC com diâmetro de 500mm sendo usados em outras adutoras no Estado de São Paulo.

Leave a Reply

Your email address will not be published.