Estruturar a SNSA é a prioridade

Dar um endereço para o setor de saneamento no Governo Federal que reconheça a sua importância para o desenvolvimento do país é a prioridade zero da recém-criada Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental, do Ministério das Cidades, segundo anunciou o seu titular, o engenheiro Abelardo de Oliveira, em entrevista à Águaonline.

“Nossa primeira meta é criar uma estrutura para o saneamento e as medidas iniciais são no sentido de reparar essa lacuna do setor ter sido relegado nos últimos anos” afirmou Abelardo Oliveira.

E essa estruturação vai ser feita tendo as principais lideranças do setor ao lado do governo conforme revela o secretário nacional de Saneamento Ambiental adiantando que nas próximas semanas deverá se reunir com os vários segmentos retomando o diálogo com as entidades.

Paralelamente a secretaria já vem trabalhando dentro da proposta dos programas Fome e Sede Zero e com o Ministério na formação do Conselho e da Conferência das Cidades.

Águas do Amazonas

Um financiamento de R$ 65,7 milhões foi aprovado no BNDES para a Companhia Águas do Amazonas realizar o projeto, que beneficiará cerca de 1,5 milhão de pessoas e vai gerar 500 empregos diretos e 1,2 mil indiretos. O projeto prevê o aumento de 63,3% para 95,1% na cobertura de abastecimento de água tratada em Manaus e a elevação do índice de coleta de esgoto para 12,6%.

Orçado em R$ 112,4 milhões, o projeto prevê, entre outras ações, a reforma e melhoria de infra-estrutura das estações de tratamento de água dos sistemas Ponta do Ismael, localizado na Zona Oeste da cidade, e Mauazinho, na zona Leste; reabilitação e extensão das redes de água e esgoto; além da recuperação e ampliação das estações de bombeamento e reserva, e das estações elevatórias e de tratamento isolado. Estão previstas, ainda, a automação e a telegestão dos sistemas de adução e distribuição de água.

Fonte: Agência Brasil

Cagece

O Programa Parceria da Companhia de Saneamento do Ceará (Cagece) já atendeu 46 localidades com abastecimento de água ou coleta sanitária. Como parte integrante do Programa Água em Casa, o Parceria é executado através de uma parceria firmada entre a Cagece e prefeituras municipais e tem por objetivo elevar o nível de atendimento da população através da ampliação dos serviços de saneamento básico, aumentando também o nível de qualidade de vida dos moradores.

Na parceria as prefeituras participam apenas na execução das obras. Os demais itens como: coordenação, financiamento, fiscalização e orientação, além de participação são de responsabilidade da Cagece. São incluídas no Programa as comunidades não contempladas por sistemas de abastecimento de água ou coleta sanitária, nos municípios atendidos pela Cagece que estejam situadas em áreas urbanas, desde que as ofereçam condições econômicas – financeiras viáveis.

Criado em outubro de 99 o Programa implantou 110.903 metros de rede beneficiando 7.206 moradores. Encontra-se em execução mais 64.882 metros de rede que vai atender mais 26 localidades contemplando uma população de 6.283 com água tratada ou coleta sanitária.

Leave a Reply

Your email address will not be published.