Endereço para saneamento e habitação

Habitação e o saneamento já têm endereço no Governo Federal: o Ministério das Cidades. E promessa de recursos e prioridades. Essas primeiras medidas do novo Governo foram muito recebidas e trouxeram alento para dois setores que nos últimos anos não estiveram entre as prioridades da União.

Agora todos esperam que o organograma do novo Ministério, cuja função primordial é tratar do problema urbano, possibilite a reunião dos diversos programas dispersos em vários órgãos dando unicidade às ações e melhor aproveitamento aos recursos escassos para tanta demanda.

Dados sobre os problemas há em grande quantidade. O que falta agora é arregaçar as mangas e buscar as soluções. O desejo de todos os que militam no saneamento é que a fome zero seja acompanhada de perto pela Sede zero!

Boa leitura!

Cecy Oliveira – editora

A Vez dos Leitores

Feliz 2003

Desejo que neste Ano que inicia possa continuar crescendo culturalmente, compartilhando destas edições do Aguaonline que são tão importantes e resultam numa atualização fundamental para minha atuação profissional. Muito sucesso em 2003 !

Carmem Regina Nogueira

Pensamento do Setor

Seria muito bom se nas notícias a respeito do lançamento de novas publicações, principalmente no caso de publicações realmente importantes, como é o caso daquela noticiada na Edição 140, fosse feita uma referência a como pode ser ela obtida e seu custo, já que isso facilita o acesso ao trabalho e impede fique ele “mofando” nas prateleiras das editoras.

Acho que teria ficado simpático se no corpo da notícia tivesse sido referido onde e a que custo a publicação pode ser obtida, não te parece ? Um grande abraço e parabéns pela página.

Eduardo Sabóia Monte

Nota da redação

Vamos disponibilizar, em breve a versão eletrônica da publicação Pensamento do Setor de Saneamento: Perspectivas Futuras, na páginas da Aguaonline

Índice de água

Muito interessante a matéria sobre os índices de água mostrando que não basta um país ter um grande caudal, como é o caso do Brasil, se não cuidar bem desses recursos. Infelizmente há muito sanitaristas que ainda acham que nunca vamos ter escassez de água. O “apagão” do ano passado mostrou que isso pode acontecer, e com consequências funestas. Esses alertas são fundamentais para a conscientização. Parabéns pela bordagem do tema!

Mauricio Ansioly Gomes – Rio de Janeiro

Esperança 1

Pelo menos uma boa notícia chegou para o Saneamento: a criação de um Ministério próprio para tratar dos problemas urbanos, ressuscitando a antiga proposta do Ministério do Desenvolvimento Urbano. Tomara que possamos ter muitas outras comemorações ao longo do ano.

Josias Neves – Pernambuco

Esperança 2

A criação de um ministério para cuidar da questão urbana já se fazia necessário uma vez que mais de 2/3 da população brasileira vive em cidades. Nosso problema é uma reforma urbana e não uma reforma agrária.

Cenira Maria Silveira – Bahia

Leave a Reply

Your email address will not be published.