Desinfecção de águas correntes

Sob a supervisão de um técnico habilitado, coloque 45 litros de água e 5 litros de Hipoclorito de Sódio ou 25 litros de água com 25 litros de Água Sanitária. A solução obtida em torno de 1% de cloro ativo é denominada solução clorada e ficará pingando na nascente da água. A quantidade de cloro que deve permanecer na água até a sua utilização final é conhecida como “cloro residual” e deve ser controlada para ficar numa concentração de 0,2 a 0,5 ppm (parte por milhão).

Controle do Teor do Cloro I

Para verificar se a concentração do cloro está compatível como desejado, deve-se escolher a torneira mais distante da nascente (dentro das residências) e aplicar o método simplificado de controle (veja abaixo). Feito isso, abrir ou fechar mais o dosador até atingir o teor de cloro residual desejado.

Controle do Teor do Cloro II

O controle do teor do cloro residual nos casos de tratamento de água em nascentes e caixas d´água deve ser realizado conforme o seguinte método:

Pegar um copo de água da torneira mais distante da casa e adicionar 1 pitada de iodeto de potássio (encontrado nas farmácias de manipulação), 5 gotas de vinagre (de preferência branco) e 1 pitada de amido de milho (“maizena”).

Agitar e observar a cor da solução:

Azul claro: Tem cloro necessário. A água está tratada.

Azul intenso: Tem cloro em demasia.

Ausência de cor: Não tem cloro suficiente.

Se você quiser pode adquirir um kit de controle de cloro à venda em casas especializadas no tratamento de piscinas. Já vem com instruções de uso, reagentes e indicações necessárias para o controle e dosagem de cloro.

Leave a Reply

Your email address will not be published.