
A foto de Frans Lanting mostrando um distraído albatroz em uma pose impressionante, na hora fazer a corte para uma parceira, está incluída entre as 100 Melhores Fotos da Vida Selvagem da National Geographic.
Recuperação da Billings
Um novo plano para recuperar a região de mananciais da Billings prevê a legalização da ocupação urbana em ¼ da área da represa ficando o restante ao lazer, ao ecoturismo e ao uso da Billings como fonte de água para o abastecimento público. As ações foram discutidas no Seminário Billings 2002, encerrado na última semana.
Para o presidente da ONG SOS Billings, Jordão Gouveia, “todas as ações de recuperação da represa são bem-vindas, porém, é necessário conscientizar a população sobre os riscos de habitar as regiões dos mananciais, tanto para o meio ambiente como para a segurança das pessoas”, ressalta. Ele comenta que o entorno da represa conta com mais de 200 mil moradores.
Nos dias 7 e 8 de dezembro a SOS Billings promoveu o Agita Billings, evento que teve atividades de lazer como caminhada e natação e palestras sobre conscientização ambiental. “A recuperação da Billings depende da participação dos cidadãos, todos têm que fazer a sua parte”, finaliza Gouveia.
O que é Desenvolvimento Sustentável?
Essa pergunta, feita a 4.000 pessoas da América Central e das regiões do Sul do México, teve mais de 80% de respostas indicando completa ignorância sobre o real significado da expressão. O estudo foi encomendado pelo organismo multilateral Corredor Biológico Meso-americano. Os percentuais foram de 92,4% de desconhecimento, obtido pelos mexicanos e 87,8% pelos guatemaltecos, a 29,2% entre os entrevistados da Costa Rica, que demonstraram estar melhor preparados para buscar um desenvolvimento que respeite a natureza e garanta a sobrevivência do planeta e das futuras gerações.
A amostra incluiu os habitantes do Panamá, Belize, Guatemala, Costa Rica, El Salvador, Nicarágua, Honduras e os estados mexicanos de Quintana Roo e
Yucatán. Foram entrevistados homens e mulheres de 18 a 55 anos.
A charge acima, bem como outras, também muito criativas, está em:
http://www.biomeso.net/Caricatura.asp?Titulo=Rio%20100%%20puro&Id_Humor=13&Grafica=riopuro.JPG
O que abrange o Corredor?
A região Mesoamericana se inicia em Darién, no Panamá e se prolonga até a Selva Maia, no sul do México, atravessando o território de 8 países.
Ao longo desta faixa de terras e paisagens, vivem mais de 40 milhões de pessoas e é abrigada 10% da biodiversidade mundial conhecida.
Os especialistas calculam que até o ano 2025 a população desta região praticamente terá duplicado.
O que as crianças pensam
Uma pesquisa feita entre crianças de El Salvador revelou as seguintes definições sobre o Corredor Biológico Mesoamericano:
José Sánchez – 8 anos “É um lugar onde há leões” ;
Francisco Rivas – 7 anos “Um corredor grande onde há carros” ;
Juan Carlos – 10 anos “Algo que se relaciona com a biologia” ;
Jorge Magaña – 9 anos “É uma paisagem onde é preciso cuidar a natureza, caminho biológico”;
Carlos Osorio – 13 anos “É um tempo que mostra a evolução da natureza e a mudança dos continentes” ;
Javier Castro – 11 anos “Um lugar para a recreação onde há plantas, algo como um bosque”;
Rubén Montoya – 12 anos “Onde viviam os povos mesoamericanos assentados”;
Guillermo Ramírez – 8 anos “O andar da natureza ou a passagem do homem pela natureza”;
Rosa Barbu – 11 anos “Uma pessoa que estuda a natureza”;
Lorena Montoya – 16 anos “Um lugar para o desenvolvimento das espécies”.

Desflorestamento
Foto: Juan Pablo Moreiras
Desflorestamento na Mesoamérica: 44 hectares de bosque por hora.

Leave a Reply