
“O Continente Antártico é o lugar no qual as nações estão unidas para benefício da humanidade, onde o importante é a pesquisa científica, o cuidado do meio ambiente e os valores espirituais de todas as pessoas que lá vivem. Aqui estou vivendo e a cor que nos une e identifica é o alaranjado, e é por isso que meu desejo é que essa pomba com seu pincel pinte o planeta e que algum dia reine em todo o mundo a união, pela paz de todas as nações”.
Assim a jovem Julieta Rodrigues, ganhadora do concurso regional Um Sonho de Paz, promovido pelo Distrito O4 do Lions da Argentina, define o cartaz que confeccionou e que concorrerá nacionalmente, com os vencedores de outros quatro distritos. A etapa nacional habilita à disputa do prêmio internacional, no valor de US$ 2.500 e uma viagem a Nova York, com familiares para a cerimônia de entrega do prêmio na ONU.
No mundo inteiro mais de 325.000 trabalhos estão competindo nesta XV edição do Concurso Anual de cartazes da Paz, auspiciado pela Associação Internacional de Lions Clubes. A vencedora da etapa do Distrito O4 tem 13 anos e cursa a 8ª série da Escola Nº 38 “Julio Argentino Roca” na Base Esperanza, da Antártida Argentina.
Festival da Água
Instituto Internacional da Água de Estocolomo está lançando a Semana da Água de Estocolmo, que se celebrará de 10 a 16 de agosto de 2003 e chamando para a inscrição de trabalhos dentro do tema Segurança das Bacias de Drenagem – Balanço da Produção, Comércio e Uso da Água. Mais informações:
www.siwi.org/waterweek2003/frameset.html
Manejo de bacias
A Rede Latino-americana de Cooperação Técnica no Manejo de Bacias Hidrográficas (REDLACH), em colaboração com o Escritório Regional da FAO para América Latina e Caribe e o Instituto Nacional de Recursos Naturais do Peru (INRENA) estão anunciando a realização do III Congresso Latino-americano de Manejo de Bacias Hidrográficas” que se realizará entre os dias 9 e 13 de junho de 2003 na cidade de Arequipa, Peru.
Este Congresso se insere entre de as principais atividades da Região em seguimento aos objetivos do Ano Internacional das Montanhas (AIM) 2002, e em celebração do Ano Internacional da Água Doce, 2003. Terá como principal objetivo difundir e intercambiar informação, conhecimentos e experiências no manejo de bacia nos países da Região. Interessados em inscrever trabalhos podem encontrar orientação na página do congresso: www.congresocuencas.inrena.gob.pe.
Dívida da água
A disputa pelo uso da água do Rio Bravo ameaça azedar as relações entre os governos do México e Estados Unidos. Em 1944 os dois países firmaram um tratado prevendo um manejo de ciclos quinquenais. Agora o México alega que sua dívida é de 700 milhões de metros cúbicos, que deverá ser saldada no próximo ciclo. Já os norte-americanos dizem que são 850 milhões de metros cúbicos, e querem pagamento imediato.
Fonte: Notícias sobre Água e Saneamento – Instituto Cinara da Universidade del Valle, Cali – Colômbia.
Leave a Reply