Parte 1 : Água tratada com cloro combate a cólera
Na semana passada , divulgamos a viagem da Família Goldschmidt e a campanha que será feita ao longo desta viagem: “Água+Cloro=Saúde”. Nas próximas edições estaremos apresentando as informações que farão parte da campanha , e mais algumas, abordando o tema “Transforme água não tratada em água potável“.
Para quem quiser acompanhar a viagem, via Internet, o site é www.giropelaamerica.com.br .
Iniciaremos a série focando uma das doenças de veiculação hídrica: a cólera.
Entre as doenças que podem ser contraídas pelo uso da água contaminada, a cólera é, ainda hoje, uma das principais preocupações das autoridades sanitárias. A cólera é uma infecção aguda, transmissível e causada por uma bactéria denominada vibrião colérico.
A doença pode ser contraída na ingestão de água e alimentos contaminados pelo contato com a bactéria. Os principais sintomas são diarréia, vômitos e cãibras musculares.
Para a prevenção da doença, a Organização Mundial de Saúde (OMS) aconselha a utilização do hipoclorito de sódio ou da água sanitária para a desinfecção da água para consumo humano. Ambos têm cloro na sua composição, um produto barato e bastante eficiente por seu alto poder bactericida.
A escolha de utilização da água sanitária ou hipoclorito de sódio varia de acordo com a disponibilidade dos produtos em cada região e quantidade utilizada. O hipoclorito de sódio é uma solução que contém cerca de 10% a 13% de cloro ativo, já a água sanitária é um produto obtido pela diluição de hipoclorito de sódio em água, numa proporção de 1 parte de hipoclorito de sódio para 5 partes de água gerando um produto com 2,5 % de cloro ativo.
Alimentos
Além da desinfecção da água consumida, a lavagem de verduras, frutas e hortaliças também é fundamental para a prevenção da cólera. O ideal é que esses alimentos fiquem mergulhados durante 30 minutos em uma solução de água com água sanitária (em uma proporção de uma colher de sopa para cada litro de água), antes de serem consumidos.
Veja, nas próximas edições, algumas recomendações e técnicas para deixar a água potável e assim evitar a cólera , e muitas outras doenças transmitidas pela água.
Leave a Reply