Essa semana tem mais um grande evento internacional que por sua importância para o futuro do planeta vai concentrar as atenções. Trata-se de reunião das partes da Convenção Ramsar, que trata da preservação das chamadas áreas úmidas, ou banhados.
Essas áreas vêm desaparecendo em vários países seja pelo aterramento para dar lugar a auto-pistas ou arranha-céus, seja pela exploração intensiva de seus recursos – a água principalmente. E seu papel decisivo na regulação do clima é cada vez mais reconhecido pelos especialistas.
Não é à-toa que vários países do mundo estão enfrentando cheias e secas cíclicas, privados que foram de suas áreas reguladoras que retêm as águas quando há inundações ou excesso de chuvas e que as liberam em épocas de estiagem.
Como disseram essa semana os especialistas reunidos na Espanha, é hora de passar das palavras à ação.
Boa leitura!
Cecy Oliveira – editora
A Vez dos Leitores
Prioridades zeroVocês estão de parabéns pelas notícias que vinculam neste site. Como futuro Turismólogo, mais do que nunca estou olhando a “agua”, em todo seu contexto, com outros olhos.
Mario Alexandre – marioalexandre.alexandre@bol.com.br
Espaço infantil da Sabesp
Se cada um fizer sua parte teremos um mundo melhor.
Lilian – lilianvso@bacaninha.com.br
Ipê amarelo
Somos do Colégio Estadual São Francisco de Paula, em Nova Iguaçu (RJ). Estamos a participar do Cidadania Ambiental. Possuímos R$ 1.000,00 de verba para um projeto comunitário ambiental. Optamos por fazer uma estufa de porte médio para produção de mudas de Ipê Amarelo. Gostaríamos de informações sobre a natureza da árvore (germinação, fertilização, pragas, tamanho da árvore, etc.) e como montar uma estufa. Ainda, parcerias com ONG e empresas que nos forneceriam mudas de Ipê.
Professor Jorge Luiz – Rio de Janeiro
Leave a Reply