Saneamento e Indústria Química na Rio+10

A conferência Rio 92 + 10, realizada em setembro na cidade de Johannesburgo (África do Sul), teve como um dos principais temas a participação da indústria química no desenvolvimento sustentável e na melhoria da qualidade de vida da população.

Para os participantes do evento, o desempenho da indústria do cloro na conferência e as principais ações propostas pelo setor foram bem destacadas. “A indústria do cloro teve uma excelente participação, na medida em que o direito da água segura para toda a população tornou-se um consenso entre todos os participantes presentes em Johannesburgo”, afirma Kip Howlett, diretor executivo do WCC ( World Chlorine Council).

Os representantes do setor na conferência acordaram proposta de que, por volta de 2020, os produtos químicos sejam produzidos de forma a reduzir qualquer eventual efeito adverso à saúde humana e ao meio ambiente. A data foi definida após o entendimento de que a busca da minimização de impactos indesejáveis é viável, pois já vem sendo feita por diversas empresas e está alinhada como os preceitos do programa Atuação Responsável®, adotado em mais de 45 países e administrado no Brasil pela Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química). Todas as empresas brasileiras produtoras de cloro-soda são signatárias do programa.

Além disso, a Abiclor é uma das entidades que lideraram a instalação da Mesa Redonda de Produção mais Limpa (P+L), do Estado de São Paulo. Para o representante brasileiro da indústria química no evento, Marcelo Kós, gerente de assuntos técnicos da Abiquim, “as empresas que não estiverem atentas a essa nova realidade poderão enfrentar barreiras reais à comercialização de seus produtos, tanto nacionalmente quanto internacionalmente”.

A vitória da indústria química mundial, em particular do setor de cloro-soda, foi consolidar uma compreensão global de que os produtos químicos fazem parte do nosso dia-a-dia e são importantes para o desenvolvimento sustentável da sociedade.

Parcerias

O encontro propiciou ainda a formação de novas parcerias, como no caso do World Chlorine Council (Conselho Mundial de Cloro – entidade global que representa a indústria de Cloro e Derivados), ao qual a Abiclor já é institucionalmente associada. O WCC fechou acordo com a Agência do Governo dos Estados Unidos (USAID) para o desenvolvimento internacional através de campanhas promocionais.

A primeira delas será sobre o acesso e uso da água no oeste da África, com um investimento de US$ 41 milhões para fornecer água potável e saneamento básico para vilas rurais em Ghana, Mali e Niger.

Leave a Reply

Your email address will not be published.