
Paris, 8 de novembro – Mais 18 locais de grande significado ambiental, em 12 países, foram incorporados à Rede Mundial de Reservas de Biosfera da Unesco ao mesmo tempos que foram ampliadas cinco já existentes. Uma das ampliações teve como resultado a criação da primeira reserva de biosfera transfronteiriça do continente africano.
A incorporação das novas reservas à Rede, assim como a extensão de algumas que já pertenciam a ela, foram aprovadas pela Mesa do Conselho Internacional de Coordenação do Programa “O Homem e a Biosfera” (MAB) durante a reunião realizada de 6 a 8 de novembro na Sede da Unesco em Paris.
As novas reservas da biosfera se caracterizam pela grande diversidade de suas superfícies, densidades de população, características ecológicas, utilizações dos terrenos e problemas que devem enfrentar.
As novas reservas
A Reserva da Biosfera de Chrea (Argélia) está situada ao nordeste do país, a 50 quilômetros de sua capital, Argel, em uma zona montanhosa que se estende pelas ladeiras meridionais e setentrionais da cadeia de Atlas de Blida. Esta região tem uma importância vital para a região de Argel como depósito de abastecimento de água para grandes cidades como Blida, Medea e a própria capital, mas apresenta interesse para a conservação dos ecossistemas raros do Atlas Setentrional que se encontram em perigo.
A Reserva de Biosfera de Las Yungas (Argentina) está localizada na alta região andina da parte setentrional do país e compreende uma grande variedade de paisagens, que vão desde os exuberantes bosques de montanhas subtropicais dotados de uma grande biodiversidade.
A Reserva da Biosfera da Península Mornington e Western Port (Austrália ) é a primeira que criada na Austrália desde os anos 70 e está situada em uma região costeira próxima a Melbourne. Tem reservas naturais – algumas das quais são de importância mundial para a vida de diversas espécies de pássaros.
A Reserva da Biosfera transfronteiriça da “Região W” tem uma superfície de mais de 1 milhão de hectares e se estende pelos territórios de três países: Benin, Burkina Fasso e Níger. Este local modelo para a experimentação de estratégias de desenvolvimento sustentável com a participação das populações locais foi a primeira realização concreta da Iniciativa em favor do Meio Ambiente da Nova Aliança para o Desenvolvimento da África (NEPAD), que se formou na Cúpula Mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável de Johannesburgo.
A extensão da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (Brasil) permitiu agrupar agora em seu interior todos os vestígios del Bosque Atlântico Brasileiro. Esta vasta reserva compreende locais localizados na região árida do nordeste do país, na parte costeira central e na zona temperada do sul. Com esta quinta ampliação da reserva original foram integradas novas áreas meridionais.
A Reserva da Biosfera das Mil Islas – Frontenac Arch (Canadá) é uma formação geológica de colinas e das ilhas criadas pelo derrame das águas do Lago Ontário no rio San Lorenzo através de suas crostas erosadas e vales.
A Reserva da Biosfera Lacustre de Dalai (China) abrange ecossistemas de pradarias e pântanos que a Convenção de Ramsar sobre as Área Úmidas considera de importância internacional para as migrações de aves. Seus lagos abastecem de água a 300.000 pessoas e 2,5 milhões de animais.
A extensão da Reserva da Biosfera de Sumaco (Equador) está situada no bosque úmido tropical do nordeste da Cordilheira dos Andes.
A Reserva da Biosfera das Dehesas de Sierra Morena, que se estende por 424.400 hectares situadas ao norte de Andaluzia (Espanha), nas proximidades da fronteira com Portugal, compreende três parques nacionais de bosques mediterrâneos.
Uma pequena parte da ilha de La Palma, situada no Arquipélago das Canárias (Espanha) teve sua área ampliada agora ao conjunto da ilha e a algumas zonas marinhas adjacentes e recebeu o novo nome de Reserva de Biosfera de La Palma.
A Reserva de Biosfera do Vale do Tesino (Itália ) se localiza ao norte do país e é formada por uma “paisagem fluvial” situada ao longo do curso do rio Tesino, no lugar onde se encontram a Lombardia e o Piamonte, duas regiões possuidoras de uma rica identidade cultural.
A Reserva de Biosfera de Hustai Nuruu (Mongólia) se encontra a 100 quilômetros ao sul da capital mongol, Ulan Bator. Neste local há ecossistemas de estepes que correm perigo e já desapareceram em outras partes do país, ao serem objeto de uma exploração abusiva.
A Reserva de Biosfera da Ilha de Jeju (República de Coréia) compreende a parte central e pequenas zonas marinhas desta ilha situada ao sul do país.
A rede
A Rede Mundial de Reservas de Biosfera compreende 425 locais disseminados por 95 países. Os países interessados é que propõem a incorporação à Rede das novas reservas, assim como a ampliação das já existentes.
Pertencer à Rede Mundial de Reservas da Biosfera não só supõe o reconhecimento oficial por parte das Nações Unidas de todo o esforço realizado no plano local e nacional para responder às preocupações mundiais em matéria de sustentabilidade do meio ambiente, mas representa uma “homologação de excelência” útil para obter financiamento e promover a economia e o turismo em nível local. Além disso, o fato de integrar uma rede estruturada facilita os intercâmbios de experiências entre seus participantes.

As novas reservas II
A Reserva da Biosfera de Terras do Minho está situada na região atlântica do noroeste da Península Ibérica, no território da Comunidade Autônoma de Galícia (Espanha). É uma paisagem cultural tradicional com habitats naturais de grande importância, que desempenha um papel fundamental na regulação del abastecimento de água de uma vasta zona circundante.
As cinco novas reservas de biosfera da Federação da Rússia são: Darvinsky, uma península situada na represa de Rybinsky, que retém o curso do rio Volga; Nijegorodskoe Zavoljye, uma zona localizada no curso médio do Volga e destinada principalmente à reflorestamento e proteção florestal; a Região Lacustre de Smolensko, situada no extremo ocidental del país, em uma zona que se caracteriza pela importância do turismo ecológico; Ugra, uma área de conservação de paisagens naturais e culturais que às margens dos rios Ugra, Zhizdra e Oka; e as Ilhas do Comendador, situadas no Mar de Bering e povoadas por fauna marinha e espécies de aves de origem asiática e americana, que as comunidades locais exploram com métodos tradicionais.
A Reserva de Biosfera do Alto Níger (Guiné) desempenha um papel importante na proteção do ecossistema florestal da bacia superior deste rio que atravessa vários Estados africanos.
A Reserva de Biosfera de Badiar (Guiné) abarca uma superfície de 1,5 milhão de hectares de savanas e bosques pouco densos. Levando em conta sua contigüidade com a Reserva de Biosfera de Niokolo Koba (Senegal), as autoridades guinesas e senegalesas foram convidadas a que cooperem com vistas a promover a criação de uma reserva de biosfera transfronteiriça.
A Reserva de Biosfera de Jaragua-Bahoruco-Enriquillo (República Dominicana) é a primeira reserva de biosfera deste país. Tem uma superfície de quase 500.000 hectares e está situada a sudeste da República. É composta por uma complexa variedade de ecossistemas, entre eles: zonas costeiras, diversos tipos de bosques e cumes montanhosos que se elevam até 2.300 metros de altura, assim como um lago, único em seu gênero, cujo leito está situado abaixo do nível do mar.
No Reino Unido, a região de Braunton Burrows, que está localizada ao norte do condado de Devon, foi declarada reserva de biosfera em 1977, sofreu revisão completa e uma série de consultas entre as comunidades locais e as autoridades encarregadas das atividades de conservação e desenvolvimento. Recebeu agora o novo nome de Reserva de Biosfera da Bahia de Bideford.

Leave a Reply