As ações oxidante e sanitizante do cloro e dos hipocloritos são controladas pelo ácido hipocloroso (HClO), produto resultante da hidrólise do cloro ou dos hipocloritos, conforme apresentado nas reações 1, 2 e 3. A soma das concentrações de HClO e ClO- resulta na concentração de cloro residual livre (CRL). A distribuição efetiva dessas duas espécies químicas é muito importante, pois a eficiência da ação desinfetante do HClO é muito superior que a do ClO- (WHITE,1999).
Sabendo-se que o ácido hipocloroso é um ácido fraco e que em solução aquosa se dissocia em íons H+ e ClO-, os compostos derivados do cloro, para baixos valores de pH, tornam-se mais efetivos pois a presença de HClO é maior, enquanto para valores de pH acima de 9 a concentração desse elemento é tão baixa (ver figura 1), que a ação sanitizante é praticamente inexistente.
Figura 1 – Dissociação do HClO em função do pH
Para que o poder de oxidação do cloro e seus derivados possa ser comparado, a seguir são apresentados os potenciais de oxi-redução dos mesmos (WHITE, 1999):
Pelo método iodométrico pode-se avaliar o teor de cloro disponível para a reação de oxidação, por meio do iodo formado a partir do iodeto de potássio. As reações a seguir, demonstram o processo químico analítico:
Tabela: Parâmetros recomendados para a oxidação de ferro, manganês e substâncias responsáveis por problemas estéticos na água
Usos
Pelo exposto ao lado, fica evidente que para cada radical clorado foi liberada uma molécula de iodo na mesma base e como todos os compostos clorados partiram da molécula de cloro elementar (Cl2), conclui-se que para cada molécula de Cl2 foi liberada uma de iodo (I2).
O cloro e os hipocloritos podem ser utilizados para a oxidação de ferro e manganês e de substâncias responsáveis por problemas de sabor e odor na água.
Os parâmetros recomendados para a oxidação desses, e outros, compostos são apresentados na tabela ao lado
Fonte
As informações divulgadas neste espaço têm como fonte a Associação Brasileira das Indústrias de Cloro (Abiclor).
Para maiores detalhes sobre esse tema consulte:
Chlorine Chemistry Council: www.c3.org
Eurochlor – Representante da Indústria de Cloro/Soda da Comunidade Européia: www.eurochlor.org
Leave a Reply