Processo de cloração até o ponto de quebra (“Breakpoint”)
Continuamos, nesta edição, a explicar o mecanismo de ação do cloro como agente oxidante e desinfetante, no tratamento de água.
Na presença de amônia, o cloro, na forma de ácido hipocloroso, pode reagir e formar compostos como mono, di e tricloramina, conforme representado nas equações abaixo (HAAS, 1990 e WHITE, 1999):
As reações dependem do pH e da temperatura da solução, do tempo de contato e da relação entre as concentrações de cloro e de amônia. Estes compostos formados também apresentam ação desinfetante, porém significativamente menor do que a do ácido hipocloroso e dos hipocloritos (HAAS, 1990 e EPA, 1999a). O poder biocida, relativo, do ácido hipocloroso, do hipoclorito, da monocloramina e da dicloramina é aproximadamente 1:0,0125:0,005:0,0166 (HAAS, 1990).
À medida em que a dosagem de cloro vai sendo aumentada, as cloraminas são destruídas, até que toda a amônia presente na água é oxidada e o residual de cloro remanescente consiste, quase que exclusivamente, de cloro livre. Para esta condição tem-se o mínimo teor de cloro residual em função da dosagem utilizada, o que define o ponto de quebra, ou breakpoint. Este ponto define a quantidade de cloro que deve ser adicionada à água, antes que se obtenha um teor de cloro residual estável (HAAS, 1990).
Teoricamente, o ponto de quebra é atingido quando a relação mássica entre o cloro, como Cl2, e o nitrogênio, na forma amoniacal, é igual a 7,6:1 (HAAS, 1990 e WHITE, 1999).
Para ilustrar o fenômeno da cloração ao breakpoint, a figura a seguir apresenta a curva teórica da variação da concentração de cloro residual em função da dosagem de cloro em uma água contendo amônia.
Figura 1 – Curva Teórica do Processo de Cloração até o Ponto de Quebra (Breakpoint) –Adaptado de HAAS, 1990 e WHITE, 1999.
Além da amônia, o cloro pode reagir com outras substâncias presentes na água, resultando em uma maior demanda de cloro.
Eficiência no tratamento da água
Na próxima edição, abordaremos o tema “Eficiência de Oxidação do Cloro no Tratamento de Água”.
Fonte
As informações divulgadas neste espaço têm como fonte a Associação Brasileira das Indústrias de Cloro (Abiclor). Para maiores detalhes sobre esse tema consulte:
Chlorine Chemistry Council: www.c3.org
Eurochlor – Representante da Indústria de Cloro/Soda da Comunidade Européia:
www.eurochlor.org
Leave a Reply