
O antraz é uma doença infecciosa, aguda, causada por uma bactéria chamada bacillus anthracis. Afeta comumente animais vertebrados selvagens e domésticos (gado, ovelhas, cabras, camelos, antílopes, e outros herbívoros), mas também pode contaminar a humanos quando se expõem a animais infectados ou tecidos de animais infectados.
Como se transmite o antraz?
O antraz humano tem três formas clínicas:
Cutânea: Resulta da introdução da espora através da pele. A maioria das infecções do antraz ocorrem quando a bactéria entra através de um corte ou esfoladura da pele, como quando se manipula lã contaminada, e pele ou produtos de pelo (especialmente pelo de cabra) de animais infectados.
Respiratória: Ingressa no organismo por inalação. É através do trato respiratório.
Gastrointestinal: Por ingestão. As esporas del B. anthracis podem viver na terra por muitos anos, e os humanos infectarem-se com antraz ao lidar com produtos de animais infectados ou por inalação das esporas provenientes de produtos de animais infectados. O antraz também pode ser contraído ao se ingerir carne mal cozida de animais doentes.
Que sintomas produz?
Os sintomas da doença variam conforme o tipo de exposição, mas usualmente surgem em um período de 7 dias.
Cutânea: A infecção na pele começa como um pequeno inchaço parecido a uma picada de inseto, que de 1-2 dias se converte em uma vesícula e depois em uma úlcera indolor (com um diâmetro de 1-3 cm, de cor negra no centro. As glândulas linfáticas nas áreas adjacentes podem inchar. Aproximadamente 20% dos casos cutâneos que não são tratados resultam em morte. As mortes são raras com a apropriada terapia antimicrobiana.
Respiratória: Os sintomas iniciais podem ser semelhantes aos da gripe comum. Depois de vários dias podem evoluir até causar problemas respiratórios severos. A inalação do antraz é usualmente fatal.
Gastrointestinal: Pode surgir logo após o consumo de carne contaminada e se caracteriza pela inflamação do trato intestinal. Sintomas iniciais de náusea, perda de apetite, vômito, e febre, são seguidos de dor no abdômen, vômito de sangue e diarréia severa. Este tipo de infecção resulta fatal em 25-60% dos casos.
Como se previne?
A imunização contra o antraz é preparada com organismos vivos atenuados. Contém menos de 2,4 miligramas de hidróxido de alumínio para potencializar a resposta imunitária. O objetivo do tratamento é curar a infecção com antibióticos. A penicilina ou tetraciclina são utilizadas em doença cutânea leve.
É igualmente grave em crianças e adultos?
É igual ou mais grave, já que a tolerância das crianças aos antibióticos – conforme a idade – é diferente da dos adultos.
Que especialista deve ser procurado?
Um médico infectologista seria o mais apropriado mas qualquer clínico geral está capacitado a tratar da doença.
Incubação
O período de incubação dura entre três e cinco dias, mas pode ser muito mais curto. Nas formas pulmonares, a incubação (ou pelo menos a persistência das esporas no sistema respiratório), pode demorar mais tempo (de 30 hasta 60 dias).
Envio por correio
Os pacotes ou cartas podem transportar a bactéria, produzindo imediatamente a infecção por via cutânea. Também ao inalar as esporas nas vias respiratórias.
Fonte: Autor: Omar Cordoba, MD. http://www.abcmedicus.com
Fotos: http://phil.cdc.gov
Leave a Reply