O Cloro como Agente de Oxidação e Desinfecção (Parte 1)

Nas próximas edições será apresentada uma seqüência de artigos que explicam, de maneira científica, o mecanismo de ação do cloro como agente oxidante e desinfetante.

A dissolução do cloro gasoso na água pode ser expressa como uma relação de equilíbrio de fases, conforme apresentado a seguir (HAAS, 1990).

Esta relação de equilíbrio pode ser descrita pela Lei de Henry, que relaciona a pressão parcial do cloro na fase gasosa com a concentração molar de cloro na água.

Contudo, à medida que o cloro vai sendo dissolvido, o mesmo reage com a água para formar o ácido hipocloroso, conforme apresentado abaixo (HAAS, 1990; LONGMANS, 1968)

Por sua vez, o ácido hipocloroso (HClO) é um ácido fraco e se dissocia na água da seguinte forma:

A constante de equilíbrio da reação de dissociação do HClO, a 25oC, é igual a 2,8579×10-8 mol/L (HAAS, 1990). Na figura 1 é apresentada a distribuição percentual das espécies formadas na dissociação do HClO em função do pH a 25oC.

Dissociação do HClO em função do pH

Além do cloro na forma molecular, outros compostos a base de cloro são utilizados nos processos de tratamento de água para abastecimento, principalmente os hipocloritos, que são encontrados na forma de solução, hipoclorito de sódio, ou sólida, hipoclorito de cálcio (EPA, 1999 a).

A dissociação destes compostos, na água, irá produzir como composto ativo o ácido hipocloroso, conforme apresentado a seguir:

Hiploclorito de Sódio:

Hipoclorito de Cálcio:

Solubilidade

Em função da baixa solubilidade do cloro na água, os sistemas de cloração normalmente operam a vácuo. Nessas condições é possível obter uma solubilidade máxima de cloro de 5000 mg/L, mas o limite recomendado para cloração é de 3500 mg/L.

Similaridade

O composto ativo produzido na reação de hidrólise dos hipocloritos é o mesmo que o produzido na hidrólise do cloro, isto resulta em um comportamento químico similar entre os hipocloritos e o cloro, quando estes são adicionados à água.

Na próxima edição saiba o que é, e como funciona o Processo de Cloração até o Ponto de Quebra (“Breakpoint”)

Fonte

As informações divulgadas neste espaço têm como fonte a Associação Brasileira das Indústrias de Cloro (Abiclor).

Leave a Reply

Your email address will not be published.