Argentina conquista direção da OPAS

A Dra. Mirta Roses foi eleita para ocupar a Direção da Organização Pan-americana da Saúde (OPAS) tornando-se a primeira mulher e também o primeiro dirigente argentino a liderar a mais antiga organização internacional de saúde.

A Dra. Roses é sucessora do Dr. George Alleyne, de Barbados, que havia sido eleito em 1995. Ao agradecer pela escolha, feita pelos ministros da Saúde de todos os países latino-americanos, a nova dirigente da OPAS dedicou-a ao povo argentino como um símbolo do início da recuperação do país.

Em sua visão a busca de melhores condições de saúde passa pela união e solidariedade de todos os povos do continente na busca de metas concretas; liderança e responsabilidade dos governantes para convocar todas as forças da sociedade e nova ênfase na equidade.

MG tem estrada ecológica

A primeira estrada ecológica do país, com 60 quilômetros de extensão, está sendo construída na Serra do Cipó, em Minas Gerais, com a participação ativa da comunidade. A região é patrimônio nacional da biodiversidade e os moradores se mobilizaram para evitar que a obra causasse danos irreversíveis ao meio ambiente. O projeto foi aprovado pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER), pela Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) e pelo Conselho de Política Ambiental (Copom).

A experiência, inédita no Brasil, foi idealizada com base em um amplo trabalho de preservação e educação ambiental e foi apresentada durante a 5ª Conferência Latino-americana Sobre Meio Ambiente (Ecolatina 2002), que se realizou em Belo Horizonte, de 24 a 27 de setembro, no Minascentro.

A estrada ecológica foi projetada levando em conta 25 itens ambientais a serem respeitados, como, por exemplo, construção de acostamentos arborizados para servir de barreira natural contra a erosão de nível; instalação de canteiros centrais (rotatórias) ao longo de toda a estrada e que obriga a reduzir a velocidade dos veículos – uma alternativa que dispensa a construção de quebra-molas; entre outras propostas.

As obras de construção da estrada começaram no final do ano passado e 40% do trajeto já foram concluídos. O projeto recebeu o prêmio “Gentileza Verde”, do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-MG) em 2001.

De acordo com Heloísa Gama, doutora em estruturas ambientais urbanas, o projeto foi elaborado com a participação dos habitantes de Catedral Mota e Conceição do Mato Dentro, municípios que ficam próximos à estrada. Foram realizados fóruns abertos de sensibilização nas comunidades com o objetivo de informar as pessoas sobre a importância da preservação das riquezas naturais da região, que reúne espécies únicas no mundo de vegetação de campos rupestres. A idéia é permitir que as pessoas interfiram diretamente na elaboração das propostas, fazendo uma releitura do projeto com base na realidade local. “É um exercício de cidadania e um exemplo bem-sucedido de educação ambiental”, constata.

Recuperação florestal na China

A China anunciou planos de plantar mudas de árvores em uma área de quase meio milhão de quilômetros quadrados – uma área maior do que a Alemanha – em um plano de 10 anos, com um custo estimado de US$ 12 bilhões.

Grandes áreas de florestas naturais foram cortadas ao longo do século passado para criar fazendas e produzir madeira para indústria. O desmatamento agressivo causou distúrbios ecológicos em vastas áreas rurais – e está sendo apontado como a causa das enchentes de verão no rio Yang-tse.

Além disso, um programa embrião para converter áreas de lavoura em florestas foi projetado para aumentar a cobertura verde em 5% .O cinturão verde resultante deve reduzir a velocidade dos ventos em 30 a 50% e diminuir a areia e poeira a níveis fantásticos.

As montanhas foram desnudadas de árvores nos anos 50 para uso como combustível para a indústria de aço e preparação de lavouras. E nos anos 90, esforços para expandir a produção de grãos levaram à limpeza de mais encostas para dar caminho a lavouras, onde o solo era frágil e rapidamente se tornou um deserto.

Original: news.bbc.co.uk

Tradução: Maria do Carmo Zinato: mariacz@ces.fau.edu

Frente Verde

Um grupo de ambientalistas do Paraná está propondo, para a próxima legislatura, a formação da “Frente Verde”, constituída por deputados federais e estaduais paranaenses comprometidos com as políticas de proteção à natureza. A proposta é da Rede Verde de Informações Ambientais e da Campanha de Valorização dos Parques Nacionais, que reúne voluntários do movimento ambientalista no Estado. O objetivo é apresentar aos eleitores uma lista suprapartidária de candidatos comprometidos com as questões ambientais e, ao mesmo tempo, assegurar melhor desempenho dos deputados eleitos nas políticas de proteção à natureza.

Os ambientalistas elaboraram um documento com os princípios que deverão nortear a ação dos parlamentares e estão apresentado aos candidatos um Termo de Compromisso com a “Frente Verde”. Entre os princípios estão a proteção irrestrita a espécies e ambientes naturais ameaçados, proteção e despoluição dos recursos hídricos, a realização de um zoneamento ecológico-econômico para o Paraná e o compromisso com programas permanentes de educação ambiental para toda a sociedade.

Os parlamentares eleitos, além de seguir os princípios, deverão indicar um assessor para acompanhar os projetos relacionados com as questões ambientais e a realizar de reuniões periódicas com o movimento. Em troca, os ambientalistas se comprometem a apoiar técnica e politicamente as atividades da Frente Verde do Paraná e monitorar as atividades dos deputados, divulgando periodicamente o resultado do trabalho.

Os candidatos que desejarem integrar a Frente Verde e os eleitores que quiserem saber quais os candidatos que já assinaram o termo de compromisso com a Frente, poderão obter mais informações pelo e-mail rverde@bsi.com.br ou no site da SPVS www.spvs.org.br .(Rede Verde)

Preservação do mero

A Fundação SOS Mata Atlântica e a CI – Conservation International estão realizando, uma campanha conjunta nacional pela preservação do mero, o peixe sob maior risco de extinção no Brasil, e dos ecossistemas onde vive a espécie (mangues e recifes de corais). Portaria do Ibama, emitida no dia 19 de setembro, proibiu a pesca do mero, pelos próximos cinco anos.

Esforço olímpico

A China está se forçando a uma gigantesca limpeza ambiental antes das Olimpíadas de 2008, mas o novo propósito também é combater as tempestades de areia que cegam, inundações, derrubadas ilegais e rápida desertificação se estabelecendo pelo país. Os planos incluem 6 projetos separados que vão de reflorestamento de encostas à criação de reservas protegidas para pandas, antílopes tibetanos e orquídeas raras.

Leave a Reply

Your email address will not be published.