Cooperação entre Pantanal e Everglades

Maria do Carmo Zinato – direto de Miami

O Centro de Estudos Ambientais da Flórida – CES e o Centro de Pesquisa do Pantanal – CPP assinaram um convênio de cooperação no dia 4 de setembro, no Rosenstiel School of Marine and Atmospheric Sciences da Universidade de Miami, Flórida. O documento foi firmado pelo Dr. Leonard Berry, diretor do CES e pelo Dr. Paulo Teixeira de Sousa Jr., secretário executivo do CPP, que anunciaram que os primeiros projetos conjuntos já poderão ser desenvolvidos no próximo ano.

O principal objetivo desse acordo é estabelecer um mecanismo para a cooperação técnica e científica entre essas instituições e seus parceiros nas regiões do Pantanal e do Everglades. Estudos comparativos, intercâmbio acadêmico, reuniões de lideranças e capacitação são alguns dos campos potenciais a serem desenvolvidos por ambas instituições. As ferramentas da Iniciativa Pantanal-Everglades (IPE) para intercâmbio de informação – website, e-group, reuniões, participação em eventos – já estão disponíveis para tornar visível cada projeto e instituições e profissionais envolvidos.

O acordo foi assinado no encerramento da visita de uma equipe brasileira do Pantanal às Terras Úmidas dos Estados Unidos, patrocinado pelo U.S. International Volunteers Visitors Program, e coordenado pelo U.S. Department of State – South América Environmental Hub, e a secretaria executiva da IPE.

O Dr. Teixeira enfatizou a importância das ciências sociais em cada projeto que for elaborado sob esse convênio para melhorar a qualidade de vida para aqueles que vivem em ambas as regiões. “Sem educação ambiental e participação da comunidade, como parte de cada projeto, podemos não conseguir o desejável desenvolvimento sustentável que estamos buscando com a IPE”, disse ele.

O Dr. Berry ressaltou que uma das singularidades do CES é a atenção na disseminação da informação. A Internet tem desempenhado um papel-chave nesse contexto, permitindo relacionamentos rápidos e através de grandes distâncias que não eram economicamente possíveis alguns anos atrás. Conferências, reuniões e viagens tais como essa, permitida pelo VVP, são fortes mecanismos para reunir partes interessadas. “Aprender com o passado e com outros pode fazer grande diferença na construção do desenvolvimento sustentável para todos” declarou.

Algumas questões já foram identificadas como potenciais para projetos: modelagem de bacias hidrográficas, melhores práticas de manejo (começando com a restauração de áreas erodidas para servir a propósitos agrícolas), o desenvolvimento das melhores atividades economicamente sustentáveis para terras úmidas, estudo e manejo de áreas protegidas, viagens de estudos universitárias (intercâmbio de estudantes), programa

de ano sabático para professores visitantes, entre outros.

Assistência

Que estiver interessada (o) em apresentar propostas no contexto desse convênio, pode contatar a secretaria da IPE (Alberto J. Palombo (apalombo@ces.fau.edu) ou Maria do Carmo Zinato

Vazamento

A quebra de uma válvula promoveu o vazamento de gás cloro de um vagão-tanque de trem, em Crystal City, no estado de Missouri, entre as cidades de Kansas e St. Louis, causando a internação de 28 pessoas em hospitais da região e outras tiveram que ser removidas na região a cerca de um raio de 1,5 km de distância. Por motivos de segurança duas estradas principais de acesso a diversas cidades da região também foram interditadas até que toda a nuvem de gás fosse dispersada.

O exemplo de Santos

No último dia 21, Dia Internacional da Limpeza das Praias, Santos mais uma vez demonstrou o cuidado que tem com suas praias. Distribuição de sacolas plásticas para armazenamento de lixo e orientação aos banhistas sobre a necessidade de manter areia e mar limpos foram realizados por monitores ambientais do Programa Nossa Praia.

Mas essa campanha não é a única iniciativa em relação ao assunto. A questão da balneabilidade é prioridade tanto que Santos abriga o primeiro Laboratório de Controle Ambiental de todo o litoral brasileiro. Instalado no Posto de Salvamento 3, na Av. Presidente Wilson, o núcleo realiza análises diárias das condições das praias, divulgando os resultados através do site da Prefeitura, em www.santos.sp.gov.br.

Escolas e entidades podem conhecer o laboratório em visitas monitoradas, agendadas de segunda à sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, pelo telefone 3289-3674.

Leave a Reply

Your email address will not be published.