A história do Clean up the World/Limpar o Mundo

Há 12 anos um australiano, de Sydney, teve uma idéia ao mesmo tempo simples e diferente de fazer algo pelo meio ambiente em sua própria cidade. Esta idéia transformou-se, depois, no maior movimento ambiental comunitário do país, o Clean up Australia Day, o dia da limpeza na Austrália.

Desde 1989 mais de seis milhões de australianos trabalharam como voluntários em prol da preservação do meio ambiente em sua suas próprias comunidades. É até difícil acreditar que esta campanha tenha começado por inspiração de uma única pessoa, o empresário e construtor Ian Kierman.

Como um aficionado pelo iatismo Ian sempre sonhou em dar uma volta ao mundo no seu barco. Em 1987 seu sonho tornou-se realidade quando ele participou de um desafio: uma regata solo em volta do mundo, em seu Spirit of Sydney. Nesta viagem ele ficou chocado com a poluição dos mares, com a quantidade de lixo, de entulhos, que encontrou pelo caminho, como no Mar dos Sargaços, no Caribe, com o qual ele tinha sonhado durante tempo, imaginando como seriam as legendárias algas douradas que crescem por lá e na realidade só encontrou águas poluídas.

Durante toda a regata o lixo sempre aparecia em ambos os lados da proa de seu barco: fraldas descartáveis, tubos de pasta de dente, sacolas e baldes de plástico. Isto tudo motivou Ian a agir. De volta a Sydney, pediu ajuda aos amigos e arregaçou as mangas. O que aconteceu depois disto está agora bem documentado.

O dia da limpeza da Baía de Sidney – Clean up Sydney Harbour Day – em 1989 recebeu um enorme público, mais de 40.000 pessoas doaram seu tempo e energia para a limpeza do porto de Sidney. Foram removidas toneladas de carcaças de carros enferrujados, plásticos de todos os tipos, garrafas de vidro, pontas de cigarros. A idéia do Dia da Limpeza provocou o entusiasmo e o desejo das pessoas de estarem envolvidas com o meio ambiente, começando a partir de onde elas moram.

Com o apoio do PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – o Clean up the World/Limpar o Mundo deslanchou em 1993. Neste ano inaugural, foram envolvidos aproximadamente 30 milhões de pessoas em 80 países. Veja os detalhes em: http://www.cleanup.com.au

Fonte:

Traduzido do inglês por Kátia de Paiva Theodoro, revisado e adaptado por Rogério de Campos Teixeira, voluntários do Limpar o Mundo/ Juiz de Fora – 2002

Presidenciáveis

Já está disponível no site do WWF-Brasil – www.wwf.org.br – a enquete feita em parceria com o jornal o Estado de São Paulo sobre a agenda ambiental dos quatro principais candidatos a presidente.

O texto inclui todas as perguntas e respostas, comentários do WWF sobre cada resposta, uma conclusão geral sobre a enquete e um comentário geral sobre as idéias de cada candidato.

As perguntas foram formuladas conjuntamente pelas equipes da Agência Estado e do WWF-Brasil e enviadas em maio deste ano aos quatro candidatos melhor colocados nas pesquisas eleitorais. As respostas foram enviadas pelas assessorias dos candidatos no final de agosto / início de setembro.

A equipe do WWF-Brasil examinou o material segundo 5 critérios: 1) se a pergunta foi respondida e se o candidato manteve-se dentro do assunto; 2) se a resposta foi propositiva, apresentava soluções concretas para os problemas levantados; 3) se a resposta era abrangente, atendendo à questão numa escala nacional; 4) se a resposta era viável e adequada tecnicamente; e 5) se possuía algum aspecto inovador. As respostas à cada pergunta foram analisadas conjuntamente. A ordem em que os candidatos foram citados é aleatória.

Leave a Reply

Your email address will not be published.