Mesmo que muita gente ainda relute em atribuir ao saneamento ambiental o papel preponderante na manutenção da saúde e qualidade de vida, não deixam de ser eloqüentes os alertas feitos pela diretora da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a vulnerabilidade das crianças aos perigos do ambiente.
E não é sem razão que a falta de condições sanitárias está na raiz de números alarmantes de mortalidade infantil como os que se registram em alguns municípios brasileiros, mesmo nas regiões Sul e Sudeste, ainda desprovidos de bons sistemas de abastecimento de água, esgoto, lixo, drenagem e controle de vetores.
Por isso as prioridades dos candidatos a todos os cargos eletivos a propostas que contemplem a melhoria das condições sanitárias e ambientais podem ser tão ou mais importantes do que investimentos em hospitais ou postos de saúde. É bom lembrar que um ambiente saudável é o melhor remédio para que as crianças possam se desenvolver adequadamente e em condições de responder ao desafio de transformar esse país do futuro em uma próspera nação.
Boa leitura!
Cecy Oliveira – editora
A Vez dos Leitores
Página portuguesa
Tenho o gosto de convidá-la a visitar e utilizar livremente a nossa Página de recursos de Direito (e instituições) de Águas www.estig.ipbeja.pt/~ac_direito/daguas.html. Inserida na Página de Direito dos Recursos Naturais www.estig.ipbeja.pt/~ac_direito/drecursosnaturais.html. A mesma pertence à plataforma digital criada pela Área Científica de Direito da ESTIG/Instituto Politécnico de Beja para permitir um ensino centrado na nossa intranet e no acesso irrestrito dos estudantes à Internet – “http://www.estig.ipbeja.pt/~ac_direito/>. Com os cumprimentos.
Manuel David Masseno – professor-Adjunto –
Tratamento de água
Gostaria de saber como é feito o tratamento da água, os riscos, as doenças causadas por água não tratada ou se por excesso de algum produto utilizado no tratamento tem algum risco? o flúor… legislação… Sou estudante de Farmácia e Bioquímica e preciso dessas informações para um trabalho que estou desenvolvendo na faculdade. Certa de poder contar com a colaboração de vocês, desde já agradeço e parabéns pelas informações contidas no site e pelo trabalho!
Francielli – francysevero@bol.com.br
Programa de Governo I
Eu acho que nenhum candidato a presidente da República tem propostas concretas para amenizar os impactos ambientais e sociais que o homem ao longo do tempo vem causando. Por isso temos que cobrar dos candidatos algo de concreto, pois é ele que vai representar o povo brasileiro que vem sofrendo mais e mais com tudo que vem acontecendo nesse Brasil.
Hiale Yane Silva de Souza – Hiale@globo.com
Programa de Governo II
Os comentários do candidato Garotinho não focam o assunto meio ambiente idem do Lula. Somente o de José Serra, que mandou um especialista. Provavelmente o futuro ministro do Meio Ambiente. Caso José Serra seja eleito haverá continuidade do foco no meio ambiente.
Silvio Rodrigues – silviorodrigues@grower.com.br
Leave a Reply