O cloro tem inúmeras aplicações na vida do dia-a-dia. Entre estas está presente nas seguintes áreas:
Lazer e consumo
Muitas atividades de lazer utilizam produtos a base de cloro; bolas de futebol, barracas de camping, roupas impermeáveis, pranchas de surfe, raquetes de tênis, esquis e brinquedos.
Produtos de consumo, como artigos de higiene e limpeza, cosméticos, lentes de contato, televisores e CD´s, dependem da indústria do cloro.
Construção civil e indústria
A indústria do cloro tem uma grande importância na construção civil, principalmente na fabricação de tubos e conexões, batentes e perfis de janelas, concreto, adesivos, pintura, carpetes, pisos e forros.
Muitos componentes dos carros são feitas a base de cloro, incluindo estofamento, pára-choques e tapetes, painéis, correias para ventiladores e alternadores, mangueiras, vedações e cabos elétricos.
O cloro está presente em cerca de 80% de todos os produtos industriais. Muitas indústrias, química, petroquímica, farmacêutica etc., dependem do cloro durante seu processo produtivo, apesar de não contê-lo no produto final.
1/3 de todo o cloro produzido é aplicado na produção de plásticos, como o PVC, utilizados nas indústrias: de construção civil , automotiva , eletroeletrônicos etc.
A soda cáustica é um importante produto da indústria do cloro. É utilizada em vários setores: metalúrgico, alumínio, vidro, sabão, detergentes e têxtil, entre outros.
Fonte:
Os textos publicados nesse espaço têm como fonte a Abiclor. Mais informações:
www.clorosur.org/
Meio Ambiente
A manipulação, fabricação e uso do cloro exigem cuidados. Seus produtos utilizam rígidas medidas de segurança para controlar riscos e evitar acidentes.
Através do Programa Atuação Responsável (R), a indústria do cloro tem gerenciado todo seu processo produtivo, tendo como foco a proteção do meio ambiente.
Sob a forma de cloreto férrico e policloreto de alumínio, o cloro age com eficácia na purificação das águas de rios poluídos.
Economia
A produção brasileira de cloro representa 60% do mercado latino- americano, tendo um parque industrial moderno e competitivo. No Brasil, existem 12 unidades fabris. A capacidade de produção é de 1,4 milhão de t/ano.
Leave a Reply