
Em 1991, a Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (Aidis) , a Associação Caribenha de Água e Águas Residuais (CWWA) e a Organização Pan-americana da Saúde (OPAS) criaram, durante o 23º Congresso Interamericano da Aidis, em Cuba, o Dia Interamericano da Água.
Foi acertado que a data seria lembrada sempre no primeiro sábado do mês de outubro de cada ano. Desde então, a celebração da água vem acontecendo na maioria dos países da América Latina e do Caribe e também em alguns Estados brasileiros.
Pioneiramente, a seção gaúcha da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) instituiu, em 1994, a Semana Interamericana da Água. Em abril de 2001, a OEA – Organização dos Estados Americanos se incorporou a iniciativa.
Essas entidades e muitas outras que se uniram posteriormente à iniciativa verificaram que América Latina e Caribe são ricas em água, ao contrário de outras regiões do mundo. No entanto, esse recurso natural não está distribuído uniformemente nem bem administrado pela maioria desses países.
Em muitas áreas, existem conflitos entre usos como abastecimento público, agricultura, geração de energia, indústria. E em outras regiões, a má qualidade das águas nos mananciais compromete o fornecimento às populações e até a produção de alimentos.
De toda a água do planeta, menos de 1% pode ser facilmente utilizada.
Tema nacional
O Grupo Internacional de Coordenação do Dia Interamericano da Água, do qual a OPAS é integrante, definiu para 2002 o lema Água: Não ao desperdício; Não à escassez.
A partir deste ano, uma iniciativa nacional para a Semana Interamericana da Água reúne Abema e ABES, com apoio da Opas, que completa 100 anos em 2002. O tema que marca essa parceria é Água: Fundamental para a vida; Vital para o Planeta.
Necessidade
A estimativas indicam que cada ser humano necessita de no mínimo 100 litros de água por dia para satisfazer suas necessidades e manter sua saúde (uma pessoa adulta tem entre 58% e 67% de água no corpo, enquanto em recém-nascido tem entre 66% e 74%).
Leave a Reply