
Toma posse no próximo dia 20 de agosto o novo presidente da Associação Brasileira das Concessionárias de Água e Esgoto (ABCON), Fernando Albernaz, diretor-presidente da Águas de Limeira. Conforme o futuro dirigente da entidade a ABCON já tem entre suas associadas concessionárias de duas capitais brasileiras: Manaus (AM) – Águas do Amazonas e Campo Grande (MS) e dezenas de cidades de médio porte no restante do país.
Albernaz disse em entrevista à Águaonline que a meta principal da Associação é lutar por regras claras para o setor que ajudem a seduzir os investidores a aplicarem recursos no saneamento.
Em sua opinião o PL 4147 não tem mais condições de ser votado esse ano por causa das eleições. “Tudo vai ser adiado para 2003 e não se sabe qual será o rumo a ser tomado” afirma, lamentando que o substitutivo do deputado Adolfo Marinho tenha se transformado em “uma colcha de retalhos” dificultando ainda mais o consenso.
Um dos pontos que faz questão de enfatizar é que “ao contrário do que muitos afirmam o saneamento não é privatizável. O que existe é uma concessão, uma prestação de serviço”.
Rodovias e Meio Ambiente
A concessionária Colinas, responsável pela gestão de um trecho de 50 km da Rodovia Castello Branco, tornou-se a primeira empresa do País no segmento a contar com um sistema individual para tratamento biológico de esgotos, em sua unidade de Boituva (SP). O equipamento, adquirido da Mizumo, permitirá a reciclagem do esgoto gerado no local – onde funciona um posto de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) -, além de sua conversão em água tratada e clorada, para “reuso”.
De acordo com o gerente de obras da Colinas, Antonio Carlos de Oliveira, o novo equipamento também substitui com sucesso o recurso da fossa séptica, até há pouco utilizado no SAU de Boituva. “A condição de impermeabilidade do solo da antiga fossa séptica nos obrigava a limpá-la de dois em dois dias”, relata Oliveira. “Já o novo equipamento dispensa a necessidade de manutenção, resulta em economia e elimina riscos ambientais”, compara.
O sistema de tratamento da Mizumo é capaz de proporcionar economia de até 50% na conta de água, graças à possibilidade de “reuso” do esgoto tratado – convertido em água por meio de um processo biológico exclusivo da empresa. “O índice de purificação da água reciclada é próximo a 96%, o que a torna apropriada para diversos usos, inadequada porém para fins potáveis”, ressalta o engenheiro de saneamento Fabiano Pezzo, gerente geral da empresa. “Fica a critério do usuário reaproveitar a água tratada ou devolvê-la, limpa, ao meio ambiente”, complementa.
Gestão e tecnologia de resíduos sólidos
A ADVB-SP promove no dia 19 de agosto o II Seminário Resíduos Sólidos: gestão, tendências e tecnologia, das 9h às 18h, no Salão Nobre da FIESP/CIESP (Av. Paulista, 1313 – São Paulo – SP), reunindo algumas das maiores autoridades brasileiras em meio ambiente para discutir as perspectivas do mercado de resíduos. O evento faz parte do Fórum “O Brasil em Busca de Seu Ativo Ambiental”, uma iniciativa do Instituto ADVB de Responsabilidade Social que conta com o patrocínio da Petrobras e o apoio da FIESP/CIESP – Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo.
Entre os temas que serão abordados estão: O lixo como fator econômico, a coleta seletiva, inovações no tratamento de solo contaminado e de resíduos especiais, novas tecnologias, a política dos resíduos sólidos, responsabilidade pós-consumo, Informações: www.advbfbm.org.br/ ativoambiental.htm; ativoambiental@advbfbm.org.
Os problemas da seca
Prisma, programa do The Weather Channel, com 30 minutos de duração, exibirá no dia 7 de agosto, às 21h, um especial sobre os problemas causados pela seca, o inimigo silencioso. Serão abordados diversos aspectos da estiagem (meteorológico, da agricultura, hidrológico e sócio-econômico) e as conseqüências que a seca traz à natureza.
Prisma irá mostrar a seca de Chihuahua, no México, e do Nordeste do Brasil, regiões que sofrem graves problemas com a má distribuição das chuvas durante o ano, apesar de ambas terem períodos de chuva bem definidos. Prisma também mostrará como esse fenômeno afeta a vida das pessoas e dos animais.
No programa exibido pelo The Weather Channel, o fenômeno será discutido por importantes autoridades da América Latina, entre elas Patricio Martinez Garcia Estatal, Governador de Chihuahua, e Vinicius Ubarana, meteorologista sênior brasileiro do The Weather Channel.
Prisma vai ao ar sempre na primeira quarta-feira do mês, às 21h, sendo reprisado no sábado e no domingo seguintes à estréia, às 12h, às 16h e às 20h.
Reflorestamento e Desenvolvimento
O Consulado Geral do Japão em São Paulo, a JICA (Japan International Cooperation Agency), o Instituto Florestal da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e demais organizações promovem o Simpósio Internacional “Reflorestamento & Desenvolvimento – O Homem em Harmonia com o Meio Ambiente”, no dia 14 de agosto, com início às 9h30min. no Edifício Engenheiro Mário Covas Júnior – Administração POLI – Av. Prof. Luciano Gualberto, Trav. 3, nº 380 Cidade Universitária – USP. Informações: cassius.cardoso@poli.usp.br .
Abetre
A Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos (Abetre) realizará, no dia 28 de agosto, o I Seminário Abetre para Jornalistas: resíduos sólidos industriais, o desafio brasileiro, no restaurante Apollinari, em São Paulo. Com presença de especialistas do setor de tratamento, destinação e disposição de resíduos sólidos industriais, o evento vai abordar os principais temas sobre o assunto, como a questão da nova Política Nacional de Resíduos Sólidos, a elaboração de um Inventário Nacional, a classificação dos resíduos e a polêmica do passivo ambiental.
Leave a Reply