
Organismos internacionais como ONU, Unesco e OMS vêm advertindo os governos e a opinião pública sobre a crise da água no mundo: a escassez tende a se agravar em muitos países devido ao uso descontrolado e à demanda crescente com o aumento da população. Um copo d´água, livro do geólogo Gerôncio A Rocha, trata da água e de sua circunstância. O primeiro capítulo dá uma visão geral da ocorrência das águas superficiais e subterrâneas, com destaque para a situação brasileira. A seguir, faz uma pausa lúdica com um painel de citações sobre a água, recolhidas de escritores, poetas, músicos e santos. Os capítulos seguintes descrevem as condições da água no Brasil e as tentativas de gestão compartilhada. O final, uma breve alegoria sobre o rio Alto Tietê, serve como um desafio geral.
Estes são alguns dos trechos da obra:
“Graças ao ciclo hidrológico, a água é o bem natural mais abundante no mundo.”
“(…) onde há menos água é onde se concentra cerca de 80% da população e da atividade econômica.”
“O período chuvoso deixa um rescaldo que o compositor Tom Jobim – em Águas de Março – transforma em esperança.”
“A poluição das águas é a pior herança do século que passou.”
“Águas poluídas, águas paradas e águas consumidas sem tratamento podem causar doenças várias (…) .”
“Conclusão: existe água, mas falta água; falta gerenciamento da água; falta governo.”
“Se você fizer as contas para a sua cidade, ficará surpreso com o volume de água desperdiçado.”
Resumo:
Um copo d´água
Autor: Gerôncio A. Rocha
Formato: 12,5 x 18,5 cm
Páginas: 110
Ano: 2002
ISBN: 85-7431-111-1
Preço: R$ 9,00
Os livros da Coleção Aldus podem ser encontrados nas livrarias e em bancas de revistas. Você pode adquirir exemplares junto à Editora Unisinos:
http://www.unisinos.br/comunicacao/editora/aquisicao/
Projetos ambientais
Estão abertas, até 5 de outubro, as inscrições ao Prêmio Ambiental Von Martius, promoção da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha. Poderão ser inscritos projetos em execução ou já concluídos, de empresas, instituições públicas ou privadas, indivíduos ou organizações não governamentais com sede no Brasil, associadas ou não às Câmaras Brasil-Alemanha.
Os prêmios estão divididos em três categorias:
Humanidade:- para as iniciativas que visam ao desenvolvimento do ser humano como programas e projetos de educação ambiental, de comunicação, divulgação e informação de caráter ambiental e projetos que visam à adoção de valores ambientais;
Tecnologia:-desenvolvimento de tecnologias ambientalmente positivas, como projetos de melhoria no processo produtivo e desenvolvimento de produtos, ou seja, processos, sistemas, equipamento de otimização ambiental em qualquer etapa do processo produtivo que representem ganhos ambientais consideráveis;
Natureza: – preservação e conservação do meio natural, projetos de pesquisa científica e valorização dos princípios de conservação e preservação de fauna e flora.
Mais informações podem ser obtidas pela Internet no endereço: www.ahkbrasil.com, ou pelo e-mail premiovonmartius@uol.com.br.
Meio Ambiente e Indústria
A Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos Especiais (Abetre) e a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro convidam para o Seminário A Indústria e a sua Responsabilidade Ambiental – Uma Visão Ética e Empresarial, que acontecerá no dia 16 de agosto, no auditório da Firjan, das 8h30min, às 13h, contando com palestra sobre Legislação Ambiental, a cargo do prof. Édis Milaré.
Informações e inscrições: abetre@abetre.com.br
Habitação saudável
Encerram no próximo dia 15 de agosto as inscrições para trabalhos ao Concurso Pan-americano de Projetos de Habitações Saudáveis, da Organização Pan-americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde, Rede Americana de Centros de Saúde e Habitação, Rede Internacional de Ecoclubes e Rede Municipal de Atenção Primária Ambiental na América Latina.
O concurso pretende promover o desenvolvimento de iniciativas para enfrentar as problemáticas locais em saúde na habitação, a difusão de experiências, projetos demonstrativos, estudos técnicos, e pesquisas científicas sobre qualidade de habitação urbana e rural vinculada a fatores ambientais e à saúde da população.
Mais informações:
www.cepis.ops-oms.org/
bvsasv/e/home.htm
Pinus
Pela primeira vez, os órgãos de meio ambiente do Rio Gtrande do Sul vão discutir os impactos ambientais e estratégias de controle do Pinus. Será dia 31 de julho, quarta-feira, no Centro de Visitantes do Jardim Botânico (Av. Salvador França, 1.427 – em Porto Alegre).
A promoção é do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Fundação Estadual de Proteção Ambiental, Fundação Zoobotânica do RS, Unisinos e Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.
O encontro será das 9h às 12h, reiniciando às 14h e terminando às 16h. As inscrições podem ser feitas através do telefone 51. 3320-2033, com Andréia.
Leave a Reply