Informações sobre cloro

Cloro na saúde

85% dos medicamentos utilizam cloro na sua fabricação.

Os medicamentos fabricados utilizando cloro são usados no tratamento à AIDS, doenças cardíacas, hipertensão, meningites, pneumonia, úlceras, malária, febre tifóide, convulsões, osteoporose, glaucoma, psoríase, micoses, náuseas, leucemia, inflamações e resfriados comuns.

O cloro é a solução para o saneamento básico e tratamento de água em todo o mundo. Doenças transmitidas através de água contaminada ainda matam milhões de pessoas por ano.

25% dos equipamentos hospitalares utilizam cloro na sua fabricação, principalmente o PVC que leva cerca de 57% de cloro em sua composição. Os equipamentos são: bolsas de sangue e soro, tubos endotraqueais, cateteres, próteses e filmes de raio-x.

O cloro, através do seu derivado hipoclorito de sódio, é largamente utilizado como desinfetante e antisséptico no combate a uma variedade de micróbios, em residências e hospitais.

Sob a forma de hipoclorito de sódio, atua como agente de descontaminação de alimentos – frutas e verduras.

Na próxima edição saiba mais sobre o papel do cloro na saúde pública.

Fonte

Os textos publicados nesse espaço têm como fonte a Abiclor. Mais informações:

www.clorosur.org/

Cloro na natureza

O cloro é um dos elementos mais abundantes na natureza. Está presente em plantas e animais. Sob a forma de sal, ocupa cerca de 2,9% dos oceanos e 0,045% da crosta terrestre.

As principais fontes naturais de organoclorados são os oceanos, vulcões e os organismos vivos, incluindo bactérias, fungos, plantas e animais marinhos.

O cloro é o décimo dos 15 elementos mais abundantes que compõem mais de 99.5% do corpo humano. Compostos organoclorados estão presentes no sangue, pele e dentes. O ácido clorídrico também está presente no organismo humano, no sistema digestivo.

Leave a Reply

Your email address will not be published.