
Alagoas será o primeiro Estado do Nordeste a adotar a tecnologia do bambu na construção civil. A edificação de um teatro com 300 lugares, que será erguido com os caules dessa árvore, na cidade de Cajueiro, a 70 km de Maceió, vai marcar o início de uma tecnologia de montagem de habitações populares no Estado.
O projeto é uma parceria entre a organização não-governamental mineira Bamcruz, o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a Companhia Açucareira Usina Capricho – que vai financiar o espaço físico e as ferramentas. Os 50 profissionais da construção civil e marceneiros que vão trabalhar na obra receberão treinamento e capacitação do Sebrae e consultorias nacionais e internacionais.
O presidente da Bamcruz, Lúcio Ventania, explica que as obras do teatro fazem parte da continuação do desenvolvimento tecnológico da construção civil por meio do bambu, já montada em sete Estados brasileiros. O atual estágio é dos cálculos estruturais da obra, estudo de volume e confecção da maquete. Ele justifica a escolha de Alagoas pelo sucesso da Bambuzeria e Papelaria Capricho, que funciona na mesma cidade.
Para iniciar a produção em larga escala do bambu na construção civil, o ponto de partida será a realização de um seminário internacional, em Alagoas, com palestras, cursos e a presença de especialistas internacionais. Entre os temas que serão discutidos estão o uso do bambu na arquitetura; cálculo estrutural; construção e edificação rurais. Viveiros de mudas e o rápido replantio do bambu nativo na região devem garantir a produção.
O projeto conta com o apoio do núcleo de materiais alternativos da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), investimentos do Sebrae em capacitação de pessoal e a consultoria de técnicos colombianos e equatorianos, onde esse tipo de construção civil é comum.
“Se tudo correr bem, com a aprovação dos projetos, a disseminação da cultura do bambu em Alagoas será uma revolução. Um caso único no Brasil”, afirma Manoel Ramalho, responsável pelo projeto no Sebrae Alagoas. Ele destaca que a utilização do bambu em habitações populares será tocada pelas parcerias. “O foco do Sebrae é na preparação do ambiente e na formação dos multiplicadores, gente treinada o bastante para garantir o sucesso do empreendimento”, disse Ramalho.
Serviço:
Sebrae Alagoas – (82) 216-1660
Bambuzeria Capricho – (82) 284-1139
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sebrae
Banhados
As funções e a importância dos banhados serão mostradas na exposição “Banhados: Ecossistemas Ameaçados”, lançada às 16h da próxima quarta-feira (24/07) pelo Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica do RS.
Composta por 20 banners com fotos e textos, a exposição apresenta 32 áreas úmidas, consideradas as principais do Estado, seja pela extensão territorial ou pela diversidade de espécies que abrigam. O objetivo é mostrar a importância dos banhados e alertar para os perigos da destruição desses ecossistemas. Apesar da umidade e dos poucos atrativos visuais, eles desempenham um papel fundamental nos ciclos químicos e hidrológicos do planeta.
Pesquisadores da Fundação Zoobotânica afirmam que esses ecossistemas não são meros criadouros de mosquitos, como é comum se pensar. Eles ajudam a diminuir os efeitos de secas e inundações, reduzem a erosão e mantêm a vida de milhares de animais e plantas, além de uma série de outros benefícios. A exposição fica aberta até março de 2003, na sala de exposições do Museu de Ciências Naturais (rua Salvador França, 1427), de terças a domingos, das 9h às 12h e das 13h30min às 17h. O ingresso custa R$ 1 para adultos e R$ 0,50 para estudantes (só é cobrado nos sábados, domingos e feriados). Escolas e grupos de até 20 pessoas podem agendar visita pelo telefone (51)3320-2038.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social -Fundação Zoobotânica do RS
Recursos Hídricos
De 23 a 26 de julho, Campo Grande será palco de discussões sobre a potencialidade econômica, social, ambiental e a utilização da água. O II Simpósio de Recursos Hídricos do Centro-Oeste (SIMPORH 2002) tem como tema “Águas do Centro Oeste – A Fronteira é Hídrica” e vai reunir na Capital de Mato Grosso do Sul as maiores autoridades e pesquisadores do setor no país, num total de 36 palestrantes.
As inscrições podem ser feitas através do site: www.simporh.com.br/inscricoes.html.
Patrimônio da Humanidade
A cidade colombiana de Cartagena das Indias se tornou a testemunha do nascimento de uma Rede de Cidades da América Latina que compartilham uma característica: terem sido declaradas Patrimônio da Humanidade pela Unesco. A Rede recompilará dados sobre o estado da educação, da ciência, da informação e da comunicação em cada uma de suas cidades-membro para desenvolver projetos orientados a manter o status de Patrimônio da Humanidade.
O encontro de Cartagena também definirá o estabelecimento de uma sede permanente que permita o intercâmbio de experiências e boas práticas no que se refere à conservação do patrimônio. Representantes de cidades da Venezuela, Bolívia, Cuba, Chile, México, Equador e da própria Colômbia, entre outras, assistiram à inauguração da Rede. Este projeto é patrocinado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Fonte: Radipaz (14.07.2002)
Recicláveis
Estão abertas as inscrições para o 3º Curso Introdução ao Mercado de Reciclagem, que a Mission e o Recicláveis.Com promovem no dia de agosto, das 9h às 18 horas, com a abordagem de temas como:
Noções gerais sobre reciclagem
Padronização
Processos
Mercado
Leis
Inscrições e local do curso: Av. Paulista, 1009, 5º andar – SP – CEP: 01418-200
Auditório Sincopeças. E-mail: telemarketing@mission.com.br

Leave a Reply