Recursos Hídricos são a nova riqueza da Amazônia

“Discutir a gestão dos recursos hídricos é discutir a vida, principalmente para um caboclo do Amazonas, como eu. A água é para o meu Estado a fonte de tudo que aqui está”. Esta declaração abriu a participação do senador Bernardo Cabral (PFL-AM) no seminário Ondeo: Experiência no Brasil, realizado no dia 05 de outubro, em Manaus, como parte das atividades de inauguração da estação de tratamento de água utilizando o sistema de flotação da Águas do Amazonas.

O senador chamou os recursos hídricos da nova riqueza mineral do século XXI e enfatizou a necessidade de preservar a qualidade das águas da Bacia Amazônica para que possa “ dar ao povo da região, além do sustento, a saúde e a riqueza que a sua exploração gerará ao para o estado”. Essa colocação faz referência à possibilidade de exportação da água, levantada por Cabral em uma palestra feita meses atrás. Nela ele citava o fato de que o Canadá estaria trocando 1 barril de água por três de petróleo e que esta alternativa poderia também ser utilizada pelo Brasil.

Para ressaltar a valorização mundial da água Bernardo Cabral lembrou que a demanda mundial de água cresceu 35 vezes mais do que a população nos últimos três séculos.

O senador fez referência ainda ao fato de que com a adoção da tecnologia de flotação a população de Manaus viu resolvido o problema secular da cor escura da água que recebia em suas casas. Ao concluir disse que a gestão dos recursos hídricos deve ter como base o tripé: respeito às riquezas naturais do Brasil, exploração racional desses recursos e geração de riqueza para a população das regiões exploradas.

Ao participar do debate o senador alertou para a necessidade de defender a soberania nacional sobre os recursos hídricos da Amazônia e também vigiar as ações de guerrilheiros e narcotraficantes que podem estar de olho nessa riqueza.

A indústria da água em livro

Brazil’s Water Industry é o título do livro, editado exclusivamente em inglês, e lançado em maio de 2002, de John Kolodziejski, que aborda em profundidade as características dessa área no Brasil. Além de descrever todo o panorama das empresas em operação, tanto públicas quanto privadas, analisa a legislação e as experiências de concessão privada. A publicação relaciona também oportunidades de negócios e fornece uma lista de contatos, incluindo fontes que dominam o inglês. John Kolodziejski vem atuando como repórter no Brasil e América do Sul desde 1987, colaborando com publicações como Financial Times Water Briefing, World Water & Environmental Engineering e Global Water Intelligence.

Edição: 250 páginas.

Preço: US$ 790.

Mais informações: john@brazuk.com.

Ecolatina

Com o tema central Educação e Informação Ambiental, a 5ª edição da Conferência Latino-Americana sobre Meio Ambiente (Ecolatina), será realizada de 24 a 27 de setembro, no Minascentro, em Belo Horizonte e contará com 27 eventos simultâneos – fóruns, seminários e cursos técnicos, além da já tradicional Feira Internacional de Tecnologia, Produtos e Serviços Ambientais. Novamente, o Sebrae coordenará, durante a conferência, a Rodada de Negócios Ambientais, encontros entre empresas demandantes e ofertantes de produtos e serviços; e a Clínica Tecnológica, assessoramento oferecido por especialistas aos participantes.

Na programação deste ano estão previstos três novos seminários: Arquitetura e Meio Ambiente; Biotecnologia e Meio Ambiente e Comunicação e Meio Ambiente. O primeiro vai discutir as opções para assegurar um ambiente mais harmonioso para as cidades, como novas tecnologias para o uso da água e de fontes alternativas de energia. A coordenação está a cargo da mestre em Arquitetura Solar, Márcia Agostini Ribeiro. Quem quiser participar da Ecolatina’2002 pode obter maiores informações no site www.ecolatina.com.br, onde está disponível a programação completa.

Ecocine

Estão abertas as inscrições do segundo Festival Nacional de Cinema e Vídeo Ambiental com o tema “Água e Vida” e que acontecerá de 11 a 15 de setembro de 2002, na cidade de São Sebastião, estado de São Paulo. O prazo das inscrições é dia 15 de julho. O regulamento e a ficha de inscrição pode ser acessado no site:

www.ecocine.com.br ou pelo e-mail: ecocine@bol.com.br

Aqüíferos

Modelagem Hidrogeoquímica Aplicada à Atenuação Natural de Aquíferos, com o Dr. Ondrej Sracek, da Universidade Laval, Quebec, Canadá é o curso que será ministrado, em português, nos dias 13 e 14 de agosto, das 8 as 12h e das 13 às 17h, no Instituto de Geociências – USP – São Paulo. Informações: Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS): info@abas.org.br

Prêmio Tião Sá

As inscrições para o Prêmio “Tião Sá” de Incentivo à Pesquisa Ecológica e à Educação Ambiental poderão ser feitas até 31 de julho de 2002 e podem se inscrever pessoas autoras de trabalhos que possam gerar resultados de utilidade pública, preferencialmente. Os trabalhos classificados nas três primeiras colocações em cada modalidade receberão o Troféu Biodiversidade.

O Prêmio Tião Sá de Incentivo à Pesquisa Ecológica e à Educação Ambiental foi instituído pela Prefeitura Municipal de Vitória (ES), através da Lei n.º 4.203/95, com o objetivo de valorizar e incentivar quem pesquisa e realiza estudos de preservação ambiental. A ficha de inscrição, o modelo de currículo, o regulamento e a lei que instituiu o prêmio estão à disposição dos interessados no Departamento de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, na Av. Nossa Senhora dos Navegantes, 225 – Ed. Tucumã – 5º andar – Enseada do Suá – Vitória/ES, telefone (27) 3382.6583 e

Os trabalhos podem ser inscritos em duas modalidades: Pesquisa Ecológica e Educação Ambiental, e serão julgados pelos integrantes da comissão julgadora, constituída, de acordo com os critérios estabelecimentos no regulamento.

Maiores informações do Prêmio encontram-se no site www.vitoria.es.gov.br- Secretaria de Meio Ambiente.

Leave a Reply

Your email address will not be published.