O presidente do Conselho Temático de Meio Ambiente da Confederação Nacional da Indústria, Stefan Bogdan Salej, e o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo, Fernando Antonio Vaz, convidam para o Seminário O Valor Econômico da Água: Impactos Sobre o Setor Industrial Nacional a ser realizado no dia 09 de julho de 2002, das 9 às 17 horas, na Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo – FINDES.
O seminário tem por objetivo debater, entre as Federações Estaduais de Indústrias e Associações Setoriais, os impactos no Setor Produtivo decorrentes da cobrança pelo uso da água, bem como sua participação no modelo de gestão descentralizada a ser implementado, principalmente, na esfera estadual. Local do evento: Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo. Av. Nossa Senhora da Penha, 2053, 9º andar – Ed. FINDES – Fax: (27) 3225 3603, Bairro Santa Luiza – e-mail: adillen@findes.org.br , Vitória – ES.
Recursos Hídricos I
A seção gaúcha da ABES promove de 08 a 10 de julho, em Porto Alegre, um curso sobre Planejamento em Recursos Hídricos abordando: Planejamento e Gestão no Brasil – princípios, conceitos e experiências; Planejamento Ambiental: evolução e modelos; Planejamento de Recursos Hídricos: plano de bacia/Lei 9433/97 e as leis estaduais: novos paradigmas e novos conceitos. Simulação de um projeto.
Local: Sindicato dos Engenheiros do RS – Av. Érico Veríssimo, 960 – Porto Alegre. Inscrições: abes@abes-rs.org.br
Recursos Hídricos II
O Ceivap promove, em Barra Mansa, com início em 06 de agosto, um curso de Difusão Tecno[ógica em Recursos Hídricos, com a seguinte programação:
Módulo 1: Dias – 06 e 07/08/2002
Os usos da água. Quanta água existe no mundo. Falando em números. Atividade com conta de água. Um breve histórico da ciência das águas. O conceito de bacia hidrográfica. As bacias hidrográficas do Brasil e do Rio de Janeiro.
Módulo 2: Dias – 27 e 28/08/2002
Ciclo Hidrológico: origem da água nos ecossistemas terrestres. Principais fases do ciclo hidrológico. Balanço hidrológico: interpretação matemática do ciclo hidrológico. Medição, registros e séries históricas de informações para gestão. Atividade: traçado e parâmetros básicos de bacias hidrográficas. Conceito de disponibilidade hídrica e sua sustentabilidade ambiental. Cálculo de disponibilidade para bacia. O fenômeno das enchentes. Fatores que influenciam as cheias em bacias hidrográficas.
Módulo 3: Dias – 10 e 11/09/2002
Oficina Temática: Estudo de bacia hidrográfica através da construção de maquete.
Módulo 4: Dias – 26 e 27/09/2002
O mito da água pura. Qualidade das águas naturais. Tipos de poluição. Características e padrões de efluentes. Resolução CONAMA e o IQA. Conceito de DBO. Aspectos de saneamento e saúde pública. Tratamento e potabilidade da água para consumo humano. Atividade: otimização ambiental de atividades econômicas em bacia hidrográfica. Tratamento de efluentes. Alternativas de tratamento. Análise de qualidade: coleta de amostras e avaliação de resultados.
Módulo 5: Data a ser programada. Visita técnica.
Módulo 6: Dias – 15 e 16/10/2002
Política Ambiental e gestão de recursos hídricos. Agenda 21: a preocupação mundial com a água. Legislação Ambiental e de recursos hídricos. Comitê de Bacia Hidrográfica: composição e atribuições. Princípios e o objetivos da política de recursos hídricos. Instrumentos da gestão de recursos hídricos. Planejamento: diagnóstico, planos e prioridades do comitê. Outorga de Direito de uso e cobrança pelo uso da água.
Locais: Centro Universitário de Barra Mansa. Rua Vereador Pinho de Carvalho 267, Centro Barra Mansa. Informações: nvnv@zipmail.com.br e Escritório do CEIVAP: R. Sarkis José Sarkis 156, Jardim Jalisco – Resende/RJ. E-mail: ceivap@uol.com.br. Inscrições até o dia 19/07.
MBA
Os interessados na quarta turma do Curso MBA Gestão Ambiental da Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro, têm até o dia 30 de julho para fazer suas inscrições.
O curso é uma realização da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (Ebape). As aulas terão início em 05 de agosto de 2002, com duração aproximada de 13 meses.
O curso está organizado em quatro módulos específicos e complementares analisando as decisões e ações do governo, das empresas e da sociedade organizada no que se refere a gestão do ambiente, bem como abordar os aspectos econômicos, sociais e ambientais envolvidos.
As aulas serão desenvolvidas nas segundas e terças-feiras das 18h30min. às 22h, na Praia de Botafogo, 190 – Botafogo – Rio de Janeiro – RJ. Informações: managemente@fgv.br
Fonte: Rede Internacional de Comunicação CTA-JMA – Pelo Desenvolvimento Limpo de um Novo Mercado Financeiro! ONG Consultant, Trader and Adviser – Projeto CTASindicato dos Economistas, no Estado de São Paulo
Manual
O Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (SDS), e o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) estão lançando o Manual de Educação para o Consumo Sustentável.
Gestores
O Núcleo Interdisciplinar de Estudos Ambientais e Desenvolvimento (NIEAD), da UFRJ, anuncia a realização do cursos de Educação Ambiental para Gestores do Meio Ambiente com o objetivo de possibilitar a compreensão das relações existentes entre Educação, Sociedade e Natureza e potencializar o papel do gestor ambiental em sua ação de intervir nas diferentes realidades sócio-ambientais, através da Educação Ambiental.
A atividade se destina a técnicos do setor público (Secretarias de Meio Ambiente e Educação); técnicos do setor empresarial (Gerência de Meio Ambiente e Qualidade Ambiental; e responsáveis por programas de EA); técnicos e militantes do Terceiro Setor; educadores e estudantes. No total serão 40 horas, distribuídas em cinco quintas-feiras consecutivas, das 9 às 18 horas, iniciando em 29 de agosto, no campus da UFRJ.
Informações: niead@ccmn.ufrj.br – www.ufrj.br/meioambiente
Leave a Reply