
A fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté (SP) iniciou este mês operação conjunta com as empresas Raul Tintas e Walbor Tintas, da Grande São Paulo, para duplicar o volume reciclado de resíduos de tinta e outros insumos usados na pintura do VW Gol e da VW Parati. Com isso, a unidade reduzirá em 80% o descarte de materiais de pintura e alcançará a marca de 956 toneladas de tinta reciclada por ano. A fábrica tem 6.500 empregados e faz 1.050 carros por dia.
A ampliação da reciclagem é conseqüência do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) da fábrica, implantado nos últimos 12 meses, que resultou na conquista do certificado de qualidade ambiental ISO 14.001, em maio de 2002. O sistema tem como objetivo o aperfeiçoamento contínuo na gestão de recursos, por meio da redução do uso e ampliação da reciclagem.
Outro resultado importante já alcançado pelo SGA é a otimização da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), que trata os esgotos convencionais e industriais da fábrica. A geração de resíduos foi reduzida em 50 toneladas por mês.
O gerente de Engenharia Industrial e Manutenção da unidade, Marcelo Perpétuo, afirmou que o aumento da reciclagem prova que o SGA está cumprindo sua missão. Segundo ele, os empregados da fábrica assumiram rapidamente o compromisso de prevenir impactos na natureza e promover a melhoria contínua do desempenho ambiental.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Volkswagen
Reciclagem de baterias de celular
O Programa de Reciclagem de Baterias, iniciado pela Motorola há pouco mais de dois anos, tem agora a participação da Distribuidora de Autopeças, do grupo Dana Corporation. A empresa pretende instalar, a princípio, uma urna de recolhimento de baterias em cada uma das 15 unidades localizadas nos principais pólos comerciais do País, em 13 diferentes estados e espera atingir um público de 20 mil pessoas.
Criado em 1999, o programa faz parte de uma ação global de preservação do meio ambiente, implantada na fábrica de Jaguariúna da Motorola, atendendo, inclusive, às recomendações da ISO 14000. Esta foi a primeira iniciativa entre os fabricantes de aparelhos celulares no País e, desde julho de 1999, já recolheu cerca de 200 mil baterias, com média mensal de 14 mil unidades.
Indicadores ambientais
A fábrica está intensificando o monitoramento do meio ambiente (solo, ar e água) por meio da contratação de empresas externas. A EP Engenharia realizou em 2001 completo levantamento do solo na fábrica e não encontrou problemas. Atualmente, está sendo contratada empresa para monitoramento do ar no processo de pintura, apesar de já haver o controle ininterrupto da própria VW. Também será contratada este ano empresa para checar a qualidade da água subterrânea da fábrica.
Reutilização
A tinta reciclada será aplicada na construção civil e na indústria de base, principalmente para a pintura de tanques, navios, contêiners e instalações industriais. As empresas recicladoras operam dentro das normas ambientais, com autorização e controle da Companhia Estadual de Tecnologia Ambiental – Cetesb.
Programa
O primeiro lote foi enviado de navio em um container e o próximo embarque deve acontecer em dois meses.
Depois de coletadas, as baterias são embaladas uma a uma para evitar danos nos contatos, sendo armazenadas no Campus da Motorola, em Jaguariúna, conforme orientações da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Lá elas permanecem até que se atinja um volume suficiente para completar um container para serem enviadas à França, para reciclagem.
Leave a Reply