Este tema está cada vez mais presente nos meios de comunicação e entre as comunidades que começam a perceber a importância desse aspecto também no que se refere à questão da saúde.
De fato é sempre bom lembrar que as condições de saneamento – abastecimento com água de qualidade e em quantidade suficiente e sem intermitência; coleta e adequado tratamento dos esgotos, bem como bom sistema de drenagem, coleta e disposição do lixo e controle dos vetores – estão diretamente relacionados com indicadores de saúde, principalmente os de mortalidade infantil.
Vários estudos já possibilitaram relacionar as más condições de saneamento com os elevados índices de mortalidade infantil e também com o aumento dos gastos com internações hospitalares. Por isso, eventos como o que a Corsan promove nesta semana para debater a qualidade da água oferecida à população ganham importância. Bem como a preocupação crescente que o Congresso vem demonstrando com aspectos como a qualidade das tais águas adicionadas de sais, que vêm ganhando um mercado em expansão e cujo controle deixa a desejar.
Boa leitura!
Cecy Oliveira – editora
A Vez dos Leitores
Dia Interamericano da Água
Venho parabenizar vocês editores pela revista Aguaonline, é maravilhosa, inteligente. Leio todas as edições. Em meus estudos e preparando minhas aulas de Geografia ensino médio, elas estão sendo de grande utilidade. Gostaria também, assim como já falou um leitor, de dizer que fico feliz em ter como aniversariante do dia 5, assim como eu , esse recurso hídrico, que nos proporciona vida! e que devemos fazer de tudo para preservá-lo.
Ana Beatriz – e-mail: abiamelo@ig.com.br
Energia poluente
Na minha opinião, os Estados Unidos são um dos principais, senão o principal poluidor do planeta. O pior de tudo é que reconhecem tal fato, mas se negam a cumprir acordos assinados, e avaliados por eles, que trariam redução em suas cargas mortais ao mundo. Sugiro a todos rejeitarem produtos americanos como forma de pressionar os governantes desse país a cumprirem acordos assinados. Fazer com eles, como eles praticam com os países que não se submetem aos seus desejos. Boicote econômico.
Wagner
Exaustão do lençol freático
É muito importante a matéria em questão sobre os riscos do uso indiscriminado das fontes alternativas. Precisamos informar a população e os aplicadores da lei sobre os riscos, desta utilização, tanto na área ambiental, como na área de saúde pública. Eis que a legislação referente à matéria é vasta e abrangente, porém somente será eficiente se conhecida e aplicada.
Andrea Schmitz Rodriguez
Especialização
Acessei pela primeira o site de vocês, e minha preocupação maior, é pelo fato de representar uma microempresa de perfuração de poços. Sou apenas técnico em Química, e gostaria de saber onde e como encontrar forma s de me especializar, com a preocupação de fazer um trabalho consciente, sem prejudicar o meio ambiente. Obrigado e um grande abraço.
Marcos Marcel – marcosmsj@ig.com.br
Leave a Reply