As guerras pela água

Uma interessante entrevista com o geógrafo Aaron Wolf, dos Estados Unidos, refuta a afirmação de que a água será o motivo das guerras do século XXI. Ele afirma que o único caso conhecido de uma verdadeira guerra por esse motivo remonta a 4.500 anos. Ela opôs duas cidades de Mesopotamia a propósito do Tigre e Eufrates, no sul do atual Iraque.

Desde então a água vem envenenando as relações internacionais, mas também se observa com frequência que Estados com hostilidade recíproca – como a India e Paquistão ou israelenses e palestinos – resolvem os conflitos suscitados pela água mas seguem lutando encarniçadamente em outros terrenos. Confira todos os detalhes de sua interessante análise no site:

http://www.aguamarket.com/noticias/012.asp

Memória do meio ambiente

Informações sobre a história dos últimos 30 anos do ambientalismo brasileiro, os seus grandes protagonistas, as instituições que conquistaram vitórias decisivas e os maiores marcos da luta pela preservação do meio ambiente no país têm, a partir do dia 21 de junho, um endereço na internet: www.memoriadomeioambiente.org.br . Parte integrante do projeto Ambientalismo no Brasil: Balanço e Perspectivas, que é uma iniciativa

conjunta do Fórum Nacional de Mudanças Climáticas, do Ministério do Meio

Ambiente, e do ISER – Instituto de Estudos da Religião (RJ), o site é um dos produtos do projeto que tem como objetivos resgatar a história do processo de institucionalização do movimento ambiental brasileiro nos últimos 30 anos e levar à Rio + 10 a contribuição brasileira para as discussões sobre os caminhos a serem seguidos na próxima década.

História

No site www.memoriadomeioambiente.org.br é possível ter acesso a vídeos que contam a história da mobilização global em defesa do meio ambiente, documentos, resenhas e livros no item Biblioteca, além de entrevistas com importantes ambientalistas do Brasil. No site, o internauta também poderá navegar, de forma interativa, por uma linha do tempo animada, especialmente construída para contar a história do ambientalismo no Brasil nos últimos 30 anos.

Leave a Reply

Your email address will not be published.