Nesta edição, vamos mostrar como reduzir a formação do principal subproduto gerado pela desinfecção da água com cloro: os trihalometanos (THMs).
Em outubro de 1991, a American Water Works Association (AWWA) dos Estados Unidos, através do seu Comitê de Qualidade de Água reportou alguns procedimentos efetivos para redução de formação de trihalometanos (Referência : American Water Works Association. 1991. State of the Art Report. Water Quality Division Disinfection Committee).
O controle é baseado na remoção dos precursores ou seja, da matéria orgânica natural presente na água. No trabalho do AWWA foram apresentados três procedimentos :
1. Coagulação e Clarificação
A maioria das estações de tratamento de água utilizam o seu processo de coagulação visando à remoção de turbidez . Entretanto, a coagulação pode ser otimizada para a remoção de matéria orgânica. Os precursores são removidos quando sais de ferro e alumínio são usados como coagulantes para controle de turbidez. Remoção adicional é obtida reduzindo-se o pH antes ou durante a adição dos coagulantes.
2. Adsorção
Pesquisas com processos de adsorção, usando-se carvão ativado, têm se mostrado eficientes para remoção de matéria orgânica dissolvida. Pode-se usar carvão ativado granulado ou em pó.
3. Membranas
As membranas têm sido usadas historicamente para dessalinização de água salobra. O processo usa pressão hidráulica para forçar a passagem do líquido através de uma membrana semipermeável. Esta tecnologia tem se mostrado excelente para remoção dos precursores de THMs , apesar de ainda ser uma tecnologia cara.
Intercloração
Outra maneira de se controlar a geração de THMs seria passar a etapa de pré-cloração para a frente (inter-cloração por exemplo) ou trocar o cloro por um desinfetante alternativo, nesta etapa de pré-cloração.
Neste último caso deve-se levar em conta a geração de outros subprodutos, conforme o desinfetante usado, já que todos eles geram subprodutos (ver duas últimas edições anteriores do Aguaonline).
Outro fator associado com a troca, seria o custo já que os alternativos custam de 5 a 15 vezes mais do que o cloro.
Leave a Reply