MMA quer preservação dos recifes de corais

Os recifes coralíneos, apontados como um dos ambientes naturais mais ameaçados do planeta, estão recebendo atenção especial do Ministério do Meio Ambiente (MMA), como parte das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente. Reforçando a necessidade de preservação deste ambiente natural, o MMA, em parceria com os Correios, lançou, na praia de Porto de Galinhas, no litoral sul de Pernambuco, um selo comemorativo dos “Recifes Coralíneos”. Foi lançada também a Campanha de Conduta Consciente em Ambientes Recifais.

Em seu discurso, o ministro interino do Meio Ambiente, Marcus Pestana, destacou a importância da preservação dos recifes em função de seu potencial ambiental e econômico. “Além de serem extremamente importantes por sua biodiversidade, os recifes representam fonte de alimento e renda para diversas comunidades”, afirmou Pestana. Lembrou também que os recifes constituem-se em importantes ecossistemas, altamente diversificados. “São responsáveis pelo abrigo de uma extraordinária variedade de plantas e animais, sendo considerados como o mais diverso habitat marinho do mundo”, prosseguiu.

Segundo o ministro, os arrecifes têm sofrido grande perda, devido as atividades humanas e econômicas. “Essa perda de corais representa prejuízo às perspectivas de uma vida melhor para as populações costeiras”, afirmou. Para Marcus Pestana, o primeiro desafio na busca de um futuro ambientalmente sustentável é conhecer nossa biodiversidade e, o segundo, é conservá-la. “Temos empreendido parcerias com os demais órgãos governamentais, nas três esferas de poder, com as universidades e com as organizações não governamentais, ao mesmo tempo em que construímos uma base institucional e normativa mais sólida, buscando tornar o aparato do estado mais eficiente para o exercício das funções reguladoras que nos atribui a legislação ambiental”, enfatizou o ministro.

Porto de Galinhas é um local reconhecido nacionalmente por suas belezas naturais, principalmente por suas piscinas de águas mornas entre os recifes de coral. No lançamento da campanha foram realizadas outras atividades comemorativas ao dia Mundial do Meio Ambiente, como a coleta de lixo nos bancos de corais, feita por mergulhadores voluntários, e a distribuição de sacolas de lixo, pelas crianças locais, a todos os banhistas na praia.

Campanha

Para o desenvolvimento da Campanha de Conduta Consciente em Ambientes Recifais, foram produzidos três tipos de informativos: um cartaz, confeccionado em material impermeável para fixação nos barcos que levam turistas a essas áreas; um folheto, também em material impermeável, a ser distribuído aos mergulhadores e outros visitantes e um livreto contendo informações detalhadas para ser distribuído em escolas, agências de turismo, prefeituras e outras localidades julgadas necessárias. O material da campanha encontra-se também disponível no site do MMA: www.mma.gov.br e no site: www.parquesdobrasil.com.br.

Fonte: Assessoria de Comunicação MMA

SNUC

A importância do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) também foi destacada lembrando que ele veio uniformizar e consolidar critérios para o estabelecimento e a gestão de áreas protegidas. “Podemos afirmar que temos, hoje, uma política bastante consolidada de conservação da biodiversidade brasileira, com estratégias para todos os biomas. Muitas novas áreas protegidas foram criadas e o fortalecimento da gestão das unidades de conservação ganhou enorme impulso no decorrer dos últimos anos”, continuou.

Selo

O selo mostra a importância e beleza dos ambientes recifais brasileiros, e tem uma tiragem nacional de 1,6 milhão de exemplares.

A Campanha de Conduta Consciente em Ambientes Recifais foi desenvolvida pela Diretoria de Áreas Protegidas do MMA em parceria com o Projeto Recifes Costeiros (BID/UFPE/IBAMA/FMM), o Programa Nacional de Educação Ambiental PNEA/MMA e com o apoio do IBAMA.

Recifes

Os recifes de coral são importantes ecossistemas. Uma de cada quatro espécies marinhas vive nos recifes, incluindo 65% dos peixes.

Os recifes são o segundo ecossistema mais rico do planeta, atrás apenas das florestas tropicais.

No Brasil, os recifes de coral distribuem-se por aproximadamente 3 mil km de costa, do Maranhão ao Sul da Bahia, representando as únicas formações recifais do Atlântico Sul.

Leave a Reply

Your email address will not be published.