
Cerca de 95 mil alunos de mais de 500 escolas da região Leste de Minas Gerais, de cidades vizinhas e da capital do Estado já estão inscritos para visitar a exposição da 18ª edição do Projeto Xerimbabo, um dos maiores eventos de educação ambiental do país. Esses números representam recordes de alunos, de escolas e de cidades participantes mesmo antes do início da exposição, promovida pela Usiminas em Ipatinga (MG), entre os dias 05 de junho e 21 de julho.
O acesso à exposição deste ano, que tem o tema Gigantes pela Própria Natureza, acontece de forma inusitada: os visitantes passam por uma máquina imaginária de encolher gente para depois percorrer as trilhas no meio da mata entre o Parque Zoobotânico da Usiminas e o Centro de Biodiversidade da Usipa (Cebus). Nessas trilhas, o público terá a oportunidade de ver de forma inédita detalhes da natureza e conhecer a importância de seres diminutos, como insetos, bactérias e vírus, para o equilíbrio da vida no planeta. Esses seres são representados em esculturas e painéis, mas com seu tamanho superdimensionado.
A dinâmica da exposição inclui ainda apresentações teatrais e explicações sobre a importância de cada um dos seres. Destinado a todas as faixas etárias, especialmente crianças e adolescentes, o Projeto Xerimbabo é pioneiro no Estado e foi criado com o objetivo de educar para promover a preservação da natureza.
Impacto Ambiental em Estratégias de Decisão
Um curso destinado aos profissionais que atuam em avaliação de impactos ambientais, para que conheçam e adotem práticas que assegurem a integração dos princípios e dos conceitos de avaliação de impactos ambientais com os de Avaliação Ambiental Estratégica estará sendo promovido de 8 a 10 de agosto, em Porto Alegre, pela Proenco Brasil Ltda, com o apoio da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha no Rio Grande do Sul.
O objetivo é apresentar os princípios, os conceitos e as técnicas de avaliação de impactos de estratégias de decisão, que permitam a integração da componente ambiental e de sustentabilidade nos processos decisórios. A instrutora é a professora Dra. Maria do Rosário Partidário, do Departamento de Ciências e Engenharia Ambiental da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Consultora Internacional.
Informações:
E-mail: cursos@ahkpoa.com.br
À procura da lula gigante
A lula gigante (Architeuthis), o maior invertebrado do mundo, nunca foi visto vivo – até agora. Um novo especial do Discovery Channel se reúne à equipe de uma expedição internacional, nas águas próximas à Nova Zelândia, enquanto eles conseguem capturar alguns exemplares jovens desta espécie, pela primeira vez na história. Estes exemplares foram encontrados em estágio larval, e com tamanho que varia entre 9 e 13 milímetros.
Neste mês de junho, os telespectadores poderão assistir às imagens exclusivas deste episódio da história da ciência, domingo Discovery, à procura da lula gigante: parte II estréia no domingo, dia 16 de junho, das 22h às 23h, e será reprisado no dia seguinte, às 02h.
Gestão da água
A SOPS – Secretaria das Obras Públicas e Saneamento do Estado do RS – estará promovendo no dia 18 de junho o I Seminário Estadual de Associações Hídricas, com o tema “O Desafio à Gestão da Água em Pequenas Comunidades”.
Através do encontro, pretende-se estimular a consciência ambiental da sociedade quanto à questão dos recursos hídricos e possibilitar a troca de experiências das associações na gestão do uso da água.
O evento ocorrerá no Teatro da AMRIGS, em Porto Alegre (Av. Ipiranga, 5311), das 9h às 17h30, quando ocorrerão diversas palestras com autoridades e profissionais da área. Informações e inscrições pelo telefone (51) 3288-5687.
Hidrogeologia
O Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) realiza de 15 a 19 de julho de 2002, em São Leopoldo (RS), o curso Aplicação de Métodos Numéricos em Hidrogeologia. Ministrantes: Luis Vives e Heraldo Campos.
Maiores informações: e-mail extensao@unisinos.br. Telefone 51 5911122.
Auditoria ambiental
A COPPE está lançando o Manual de Auditoria Ambiental de Estações de Tratamento de Esgotos, o primeiro livro sobre o tema editado no Pais. Concebido por especialistas da COPPE.
O manual é um valioso instrumento para auditores ambientais e profissionais responsáveis por é possibilitar maior eficiência no controle de qualidade e acompanhamento de projetos voltados para o setor de saneamento e programas de despoluição.
Leave a Reply