
Uma boa dica de trabalho de parceria entre um órgão ambiental e uma agência de cooperação internacional – no caso a GTZ, da Alemanha e o órgão ambiental de Pernambuco (CPRH) pode ser encontrado no site: http://www.cprh.pe.gov.br/sec-acprh/frme-secund-gtz-2002.html
O Projeto CPRH/GTZ foi planejado e desenvolvido, em etapas, no período de 1995-2002, para apoiar a CPRH, de forma que o órgão ambiental otimize o desempenho de suas atribuições em prol da melhoria das condições ambientais do Estado de Pernambuco.
A partir de uma avaliação geral da situação ambiental de Pernambuco e da capacidade de atuação da CPRH, bem como da GTZ, foi possível traçar as diretrizes para que o Projeto viesse a contribuir eficientemente nas ações da Companhia, com atividades realizadas, sobretudo, na Região Metropolitana do Recife, onde está concentrado o maior percentual populacional do Estado e o maior número de indústrias, fatores que, conseqüentemente, geram problemas ambientais. Todos os detalhes do projeto podem ser vistos no site. Vale uma visita!
Escassez de água 1
Escassez de água
A provisão de água doce está diminuindo em nível mundial. Uma pessoa de cada cinco já não tem acesso à água potável. Quase uma de cada três não dispõe de meios de saneamento adequados.
Acesse em: http://www.bbc.co.uk/spanish/especiales/água/default.stm
o mapa para conhecer algumas das zonas onde a água é motivo de preocupação.
Escassez de água 2
Na América do Sul as regiões problemáticas são: o Chaco e o Altiplano
O Chaco é uma vasta região compartilhada por Argentina, Bolívia e Paraguai, com recursos naturais caracterizados por sua fragilidade e relativa escassez, além de contar com uma população reduzida y marginalizada. Esta região sofre severos problemas de desertificação, que incidem sobre a pobreza de seus habitantes. A água, justamente é um dos recursos escassos, apesar de contar com dois grandes rios que desenham a região: o Pilcomayo e o Paraguai. Quando chove, a água corre pelas quebradas com tanta força que destrói tudo o que encontra em seu caminho. Os recursos aqüíferos do Chaco enfrentam também problemas de contaminação, o que no passado gerou tensões e a necessidade de uma atuação coordenada pelos países da região.
A zona do Altiplano ou Puna é uma vasta região que abarca Equador, Peru, Bolívia, Chile y Argentina, caracterizada por ser una zona árida. A escassez de água gerou tensões no passado, como as recentes disputas entre Bolívia e Chile por um pequeno curso de água conhecido como Silala. A região também é muito frágil e enfrenta sérios problemas de desertificação causada por vários fatores, entre eles o sobrepastoreio e a agricultura intensiva. Esta situação fez com que a pobreza tenha se alastrado na zona e seja foco de constantes problemas sociais. Alguns países, como Bolívia, mas isto também gerou tensões na região.
Leave a Reply