
Exemplos bem sucedidos de experiências no tratamento de resíduos de curtumes e recuperação de áreas degradadas e na formação de consórcios para equacionar o problema dos dejetos industriais e contaminação de solos e água subterrânea foram apresentados em uma conferência de imprensa no Instituto Catalão, em Barcelona, como iniciativas européias de destaque na área ambiental cujo objetivo final é assegurar a qualidade da água.
O primeiro consórcio se dirige à indústria do couro que reúne mais de 3.000 curtumes e 50 mil empregados e engloba mais de 300 pesquisadores. Entre as alternativas de solução estão a busca de processos mais brandos ambientalmente e o reuso e reciclagem de componentes, como o cromo, metal indispensável para o curtimento. A expectativa é que as pesquisas do consórcio Tannet possam promover a redução em 90% do consumo de água nos processos industriais dessa área.
O grupo do consórcio WWC (Waste Water Cluster) desenvolve cinco projetos de pesquisa, reúne 30 grupos de pesquisadores e se direciona para as áreas de despejos, dos subprodutos oriundos das estações de tratamento e sua ação sobre o solo e os recursos hídricos. A proposta é aperfeiçoar as técnicas e complementar o tratamento.
O INCORE, outro dos grupos, busca fórmula e estratégias de remediação para água subterrânea e solos, incluindo aqueles de complexos coureiros, direcionando-se para áreas próximas de Stuttgart, na Alemanha, e Milão, na Itália, além de Strabourg e Linz.
Mais informações: http://www.umweltwirtschaft-uw.de/incore/summary.htm
Leave a Reply