A cidade industrial de Paulínia (SP) sedia até o dia 23, o I Simpósio e Exposição Internacional sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável em Municípios Industriais. O simpósio reunirá pesquisadores ligados às questões ambientais e sociais e também representantes de diversas indústrias nacionais ou internacionais sediadas no Brasil.
O objetivo do simpósio é apontar novos mecanismos de desenvolvimento sustentável em cidades com intensa atividade industrial. Os resultados dos debates serão divulgados internacionalmente, na forma de documento, com orientações técnicas para nortear indústrias e o poder público na implementação de medidas que congreguem progresso industrial com qualidade de vida das populações. Está prevista a presença do ministro do Meio Ambiente, José Carlos Carvalho, do secretário especial de Desenvolvimento Urbano, Ovídio de Ângelis e do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.
Há convidados também dos Estados Unidos, Arábia Saudita, Portugal, Uruguai, Inglaterra, Alemanha, China e Nova Zelândia. Alejandro Rebolledo, chefe do Laboratório de Pesquisas sobre Meio Ambiente da Cidade do México, falará sobre a gestão dos resíduos sólidos em municípios industriais da América Latina, atividade que deve movimentar cifras da ordem de US$ 8 bilhões, em investimentos, nos próximos quatro anos.
(Agência Brasil )
Temas
Nesta terça-feira estarão em mesa-redonda representantes da Petrobrás, Degussa, Cosipa, Nestlé, Orsa Celulose, Du Pont, Siemens e Galvani Indústria, trazendo o tema “A questão ambiental em Municípios Industriais: o enfoque de dirigentes das grandes indústrias”.
As atividades estarão distribuídas ao longo dos dias, em conferências e mesas-redondas, sempre simultaneamente.
Leave a Reply