A popularidade do cloro na desinfecção de água se baseia em muitos fatores. Um estudo realizado por J. Carrel Morris, da Escola de Medicina da Universidade de Harvard, identificou muitos dos benefícios do cloro, em tratamento de água.
Germicida potente:
Demonstrou-se que o uso de cloro, na água potável, reduz o número de microorganismos que causam enfermidades a níveis quase impossíveis de se medir.
Qualidades residuais:
O cloro tem uma ação residual de desinfecção duradoura e “única entre os desinfetantes disponíveis para tratamento de água em grande escala”. A superioridade do cloro como desinfetante residual é válida até hoje. A presença do seu residual mantém a higiene da água potável desde a estação de tratamento de água, até a torneira do consumidor.
Controle químico:
O cloro destrói o sulfeto de hidrogênio e extrai amoníaco e outros compostos nitrogenados que têm sabores desagradáveis e que atrapalham a desinfecção.
Próximo tema: “Doenças Transmitidas pela Água”.
Benefícios do cloro 4
Controle de crescimento biológico:
A potente ação germicida do cloro elimina as bactérias, mofo e limo. Neste caso o cloro controla o crescimento destes organismos prejudiciais, que em geral podem aparecer nos reservatórios, tubulações de distribuição e tanques de armazenamento de água potável.
Benefícios do cloro 5
Controle de sabor e odor:
A cloração da água potável reduz os odores e sabores pois o cloro oxida muitas substâncias que existem naturalmente na água, tais como secreções de algas e odores de vegetação em decomposição.
Leave a Reply