Cresce mercado da energia alternativa

Central em São José do Rio Claro (SP) usando re

Especializada em fornecer eficiência energética às indústrias do Brasil, a Koblitz comemora 27 anos aumentando sua produção, que cresceu 100% no início deste ano, se comparada ao mesmo período de 2001. O aumento da demanda é o motivo da ampliação da produção da Koblitz, que cresceu 11% na última década e fechou suas vendas em R$ 58,9 milhões no ano passado. Oferecendo projetos de geração e co-geração de energia que também geram redução de custos, a empresa irá ampliar o galpão da produção de painéis eletrônicos e elétricos para força e automação de centrais de geração.

“Esses painéis são muito procurados porque nós oferecemos eficiência energética nos processos industriais”, explica Romero Rego, gerente comercial N/NE da Koblitz. Atualmente, o espaço abrange uma área de 4 mil metros quadrados. A ampliação está prevista para ser concluída em agosto deste ano.

Para o gerente comercial, Romero Rego, a geração distribuída, através das fontes alternativas é uma boa saída para o problema do setor energético do país porque minimiza os gastos com os canais de transmissão de energia. As formas mais importantes de todas as existentes são: a biomassa, a co-geração, as pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) e a energia eólica.

“Essas formas alternativas são capazes de responder por 25% da necessidade energética brasileira. E juntas, elas podem gerar muito mais do que os oito mil MW das grandes térmicas do país”, diz Romero.

Um dos projetos que está sendo desenvolvido pela Koblitz é a instalação de um parque eólico, no Rio Grande do Norte, ainda em fase de estudo. As pesquisas estão sendo feitas em parceria com um grupo francês, que tem investimento de US$ 200 milhões. A Koblitz ainda está fornecendo equipamentos e fazendo a instalação de quatro usinas térmicas entre Pernambuco e Paraíba, que juntas vão gerar 87 MW.

Expectativa pelo carro movido a ar

Leave a Reply

Your email address will not be published.