
Dizem os detratores do jornalismo que as coisas boas raramente são notícia e que os jornalistas se comprazem em alardear as catástrofes. Especialmente na área ambiental essa crítica até que tem sido pertinente. Mas nada dá mais satisfação do que poder colocar nas manchetes feitos como estes relatados nesta edição 107.
Não é de ficar orgulhoso, como brasileiro, com a boa performance da Embrapa em suas pesquisas sobre recuperação de áreas degradadas?
Ou saber que o pessoal se reuniu lá em Fortaleza para debater formas de economizar energia na área de saneamento?
Ou ver a alegria estampada nos rostos das crianças que participam do programa de alfabetização ecológico desenvolvido em Curitiba?
E de saber que na capital paranaense tem um sistema de coleta especial para os resíduos perigosos?
Ou que os Comitês de bacias hidrográficas querem melhorar seu conhecimento para desempenhar com mais eficiência suas tarefas?
Creiam, leitores, não é sempre que se pode oferecer uma gama tão grande de notícias positivas.
Boa leitura!
Cecy Oliveira – editora
A Vez dos Leitores
A polêmica do Edital do Ibama
Acredito que só a visão de um especialista na questão ambiental não é toda certa. A matéria meio ambiente necessita da visão generalista, o que agregaria muito valor na análise de impactos ambientais. Sou formado em Ciências Contábeis e não acredito que seja tão ignorante que não saberia lidar com situações de degradação ao meio. Qual é a função do orgão Ibama?
Não é de fiscalizar e fazer cumprir a lei ???
Então qual a necessidade de uma pessoa com uma visão exclusivamente especialista.
Parece-me que tão logo sejam escolhidos após a prova, todos passarão por um curso de adaptação. A prova visa apreciar o conhecimento geral dos candidatos. O meu colega biólogo não foi muito feliz em sua colocação.
Pedro – pejeol@ig.com.br
Água
O trabalho da Equipe Águaonline merece o respeito de todos, pois tratam de um assunto muitíssimo importante : a água. Em algumas regiões já existe escassez de água. Na região Oeste de Santa Catarina, houve racionamento de água para a população em várias cidades. Precisamos nos conscientizar de que sem água não viveremos, mas o que estamos fazendo para que tenhamos água boa nos próximos anos ? E o problema do desperdício, o que estamos fazendo para contê-lo ?
Claudio Reichardt
Link
Gostaríamos de obter autorização para colocarmos no nosso site (www.compesa.com.br), na página de Links Interessantes, o endereço do Site da Aguaonline juntamente com a logomarca. Atenciosamente,
Creuza Santos – Coordenadora do Site da COMPESA
Edição 106
Vi a Edição 106 da Aguaonline. Achei toda a revista muito boa. As várias seções com matérias interessantes. Bom ver a UE denunciada (empresas e produtos). O artigo sobre captação e aproveitamento de água de chuva (ponto de vista), embora tenha alguns pontos com os quais eu não concordo ou que estão pouco explorados, é muito oportuno neste momento em que há um programa em andamento no Brasil para construção de um milhão de cisternas rurais, que São Paulo aprovou uma lei para cisternas urbanas e que em todo o mundo vem crescendo o interesse pela captação da água de chuva. Se você quiser voltar ao assunto acho que eu posso ajudar. Eu sou da Diretoria Técnica da Associação Brasileira de Captação e Manejo de Água de Chuva. Parabéns pelo excelente número (edição) da revista. Abraço,
Cícero Onofre de Andrade Neto – Natal – RN
Leave a Reply