As organizações reunidas no I Encontro de Intercâmbio para o Fortalecimento dos Organismos de Bacias Hidrográficas, nos dias 1º e 2 de abril de 2002 em Bonito, Mato Grosso do Sul, para discutir e apresentar estratégias que promovam a implementação de mecanismos na gestão das água apóiam a implementação dos seguintes pontos como estratégicos para o fortalecimento dos organismos de bacias hidrográficas:
1. Organizar um programa nacional de capacitação em gestão ambiental e de recursos hídricos destinados a lideranças políticas e comunitárias, nas bacias hidrográficas, de tal forma a promover a disseminação e uniformização de conceitos e práticas em gestão e, possibilitar a formação de agentes/fatores multiplicadores para o fortalecimento de organizações de bacias hidrográficas. Os temas sugeridos para o programa deveriam abordar:
Desenvolvimento institucional
Gestão ambiental e recursos hídricos
Instrumentos de gestão de recurso hídricos
Organismos de bacias (comitês, consórcios, agencias, associações de usuários, entre outros)
Participação social na gestão das águas
Formação de lideranças e multiplicadores (comunitárias, políticas, empresariais)
2. Estreitar o intercâmbio e o fortalecimento entre as distintas redes de organismos de bacias, notadamente entre a Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas – REBOB e o Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, mediante a organização e promoção de eventos nacionais e regionais de forma integrada e conjunta.
3. Estruturar coordenações regionais da REBOB de forma a auxiliar a atualização e agilização no fluxo de informações, o cadastro de organizações de bacias.
4. Estruturar uma assessoria junto ao executivo e legislativo, de tal forma a acompanhar permanentemente e sistematicamente os diversos assuntos de interesse da REBOB e do Fórum Nacional de Comitê de Bacias Hidrográficas, visando melhorar diversos Conselhos (CNRH, CONAMA, etc).
5. Estabelecer um cronograma de eventos regionais destinados a incentivar a troca de experiências entre os organismos de bacias.
Outros pontos
Criar uma página na internet, com a finalidade de promover discussões para fortalecer o intercâmbio entre organismos de bacias com a circulação de informativos permanentemente atualizados.
Incentivar os membros da REBOB a cadastrarem os organismos de bacias
nas suas áreas de abrangência, de forma a auxiliar na construção de um banco de dados sobre organismos de bacias e facilitar a inclusão de novos membros na rede.
Fomentar a real representatividade junto ao CNRH, promovendo a participação dos mesmos de forma compartilhada entre todas as organizações.
Incentivar a participação dos membros da REBOB no IV Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas a realizar-se no mês de maio do corrente ano em Camboriú, Santa Catarina.
Realizar gestão junto ao Conselho Nacional dos Recursos Hídricos para que as sugestões de criação do Fundo Nacional de Recursos Hídricos seja contemplado no PL 1616, de acordo a proposta em anexo.
Leave a Reply