A juventude e a conscientização

A utilização de textos da imprensa para trabalhos escolares é uma prática cada vez mais difundida no país e uma forma de levar para a sala de aula a informação atualizada inserindo a juventude no mundo globalizado, como complemento do que a internet já vem fazendo.

Essa proposta é mais importante ainda quando se trata de informação relacionada com as questões ambientais, onde se busca plasmar uma nova cultura, uma mudança de hábitos e atitudes e uma nova visão de mundo onde o progresso e o desenvolvimento dos povos e países sejam auto-sustentáveis, principalmente no que se refere aos recursos naturais.

Por isso merece aplauso, e nos deixa gratificados, a proposta que vem sendo desenvolvida pelo professor Osmar Villans, do Colégio Objetivo, de Mogi Mirim (SP), de incluir textos de publicações ambientais, entre elas a Águaonline no material a ser trabalhado com os alunos. E pelo que se pode ver nas amostras abaixo as novas gerações já se mostram muito melhor informadas e preocupadas com o futuro do planeta. O que nos deixa esperançosos e otimistas.

Boa leitura!

Cecy Oliveira – editora

A Vez dos Leitores

As crianças e o descaso 1

Sou aluna do 3º ano do 2º grau do professor Osmar no colégio Objetivo, de Mogi Guaçu. Gostaria de parabenizá-los pelo trabalho muito bem feito de divulgação sobre o que está acontecendo com os recursos hídricos e sua relação com a população e o meio ambiente em geral. Gostei muito do site, pois este traz informações diversas sobre as transformações ambientais às quais todos nós estamos submetidos. Informações estas, que são imprescindíveis para nós vestibulandos, que devemos estar sempre bem informados. Continuem com este trabalho de alerta e defesa do meio ambiente. Se atos tão simples como este site, mas ao mesmo tempo tão grandiosos na sua essência da preservação do planeta forem difundidos e aplicados na prática, teremos a chance de reverter esse estado de poluição e viver em um planeta água com muito mais vida e muito mais sadio.

Ana Letícia Monferdini

Privatização

Aguaonline traz assuntos de suma importância, para a pratica pedagógica. Gostaria de saber alguma coisa sobre os aspectos legais para a privatizaçao das aguas, particularmente eu sou contra porque a agua é um bem natural necessario para o ser humano.

Serlene

As crianças e o descaso 2

Sou aluna do professor Osmar, do Colégio Objetivo, de Mogi Mirim e estou contente em saber que algumas pessoas ainda se preocupam com nossa água. Essa revista é muito interessante e passa para nós diversas informações que não encontramos no dia-a-dia. Acho que devemos divulgar esse site para que a população se informe mais sobre o que está acontecendo coma água. Desse modo a população fica conscientizada sobre os diversos problemas que a poluição causa à água e toda a vida. Só assim poderemos tomas consciência para evitar cada vez mais a poluição. Parabéns pela revista. O Brasil necessita de pessoas como você e sua equipe!

Lays Evangelista

As crianças e o descaso 3

Sou aluno do professor Osmar, tenho 15 anos, e estou no primeiro ano do ensino médio, e achei seu artigo sobre saneamento básico muito compacto porém crítico e realístico. Num país tão grande como o nosso é uma vergonha não se ter saneamento básico, que o próprio nome já diz “básico”. Como pode um cidadão viver sem água, esgoto, coleta de lixo e etc? Na minha opinião quem não tem água, passa sede, quem não tem esgoto vive no meio dos resíduos, e quem não tem coleta de lixo vive no lixo e consequentemente é um lixo por influência do meio. Tudo isso é resultado do pouco caso, que políticos e encarregados, pois isso não é um problema que os atinge diretamente. É nessa hora que concordo com Boris Casoi dizendo: “Isso é uma vergonha”.

Felipe Ramos

Leave a Reply

Your email address will not be published.