Economia de energia no saneamento

O Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) pretende investir R$ 6 milhões na melhoria da eficiência energética de máquinas e instalações de bombeamento de água e de esgoto nas empresas de saneamento, que pagam o preço pelo consumo elevado de energia. O anúncio será feito pelo Diretor de Projetos Especiais da Eletrobrás e Secretário Executivo do Procel, Saulo José Nascimento Cisneiros, na abertura do Seminário de Eficientização Energética no Setor de Saneamento Básico, que se realiza nos dias 22 e 23 de abril, no auditório da Cagece – Companhia de Água e Esgoto do Ceará, em Fortaleza (CE). Entre os temas que serão abordados no seminário estarão: financiamentos para projetos de eficiência energética através do Banco Mundial e medidas de eficiência energética específicas e cases de sucesso entre as empresas do setor.

O seminário, dirigido a técnicos de empresas municipais, estaduais e privadas de saneamento básico, é promovido pela Cagece, Governo do Estado do Ceará, Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid) e a Eletrobrás –Inscrições pelo telefone (85) 433-5657, com Norma: norma@cagece.com.br ou Neto joaquimneto@cagece.com.br na Gedes – Gerência de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Cagece.

Programa

Palestras

22 de abril

Setor de Saneamento: situação, consumo, recursos e necessidades – (Antonio Varejão de Godoy – Eletrobrás/Procel)

Comparação de conceitos de eficiência entre os setores elétrico e de saneamento (Chris Godlove – Alliance to Save Energy/ASE-Bird)

Recursos do Sistema Eletrobrás (Fernando Lopes – Eletrobrás/Procel)

Pro-saneamento (Rogério de Paula Tavares – CEF)

Parceria Pública e Privada – PPP – (Hernes Eduardo Moreira Filho (Unibanco)

Implementação de Programa de Eficiência Energética de Água e Esgoto na Cagece (Renato Rolim – Cagece / Chris Godlove – ASE/Bird)

23 de abril

Programa Anual de Combate ao Desperdício de Energia Elétrica (José Nunes de Almeida, da Coelce – Cia. Energética do Ceará)

Sistemas Eficientes de Bombeamento e Ciclo de Vida-Útil das Bombas – (Hidraulic Institute – EUA)

Válvulas Eficientes – (José França – Cagece / Frederico Vasconcelos – SCAI) –

A Experiência da Sanesul (Marcus Tedesco – Sanesul/MS)

Inversores de Freqüência (Frederico Vasconcelos – SCAI)

Aplicações de Bombas em estações Elevatórias – (Luciano Araújo – convidado)

Implementação de Projetos de Monitoramento e Objetivos – M&T (Esmap – EUA)

Benchmarking

Hidrogeologia

O Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade do

Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) realiza de 15 a 19 de Julho de

2002, em São Leopoldo (RS), o curso Aplicação de Métodos

Numéricos em Hidrogeologia. Ministrantes: Luis Vives e Heraldo

Campos. Maiores informações: www.unisinos.br/educacao/extensao

e-mail: extensao@unisinos.br

Pesquisa

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) está lançando uma nova chamada para receber propostas de pesquisa, para mestrado e doutorado, que tragam soluções para o gerenciamento de recursos hídricos, conservação da água no meio urbano, sustentabilidade nos ambientes brasileiros e uso integrado e eficiente da água, num total de R$ 2 milhões oriundos do Fundo Setorial de Recursos Hídricos (CT-Hidro). As bolsas têm vigência máxima de acordo com cada modalidade – dois anos para mestrado e quatro anos para o doutorado – e serão concedidas para os autores dos projetos que, entre outros aspectos, demonstrarem capacidade de aprimorar produtos e processos para o setor. Para se candidatar a uma das bolsas, o interessado deve preencher um formulário eletrônico disponível, junto à chamada, no site do CNPq. As inscrições devem ser feitas até o dia 30 de abril e o resultado será divulgado ainda neste semestre.

Agência Brasil

Resíduos industriais

Resíduos industriais

O Instituto de Educação Tecnológica (Ietec) está com inscrições abertas, em São Paulo, para um curso de atualização em Administração de Resíduos Sólidos Industriais nos dias 24 a 25 de abril. O curso será ministrado pela mestre em Engenharia Química, com especialização em Resíduos Sólidos, Maria Helena Andrade Orth, presidente da Associação Brasileira de Limpeza Pública e Resíduos Sólidos (ABLP). No programa, serão abordadas as legislações ambientais federal, estadual e municipal que versam sobre resíduos sólidos (desde os instrumentos legais para licenciamento às negociações com órgãos de controle), normas da ABNT e a ISO 14000, gerenciamento de resíduos (sistemas de tratamento, coleta, custos, etc.) e técnicas de melhoria na processo produtivo (redução da geração de resíduos, tecnologias limpas, destinação dos recicláveis, benefícios, etc.). Pela proposta da nova lei de resíduos sólidos, em tramitação no congresso, as empresas passarão a ter responsabilidade pelo descarte do produto. Mais informações:ietecsp@ietec.com.br .

Leave a Reply

Your email address will not be published.