Sistema modular trata esgoto em SC

Um sistema de lodos ativados com teleoperação e supervisão (Latos) está sendo empregado no tratamento de esgoto da Praia Brava, em Florianópolis, pela empresa Acqualan Tecnologia & Ambiente. As estações de tratamento são modulares e funcionam sozinhas, controladas por computadores.

Para supervisionar as estações, foi criado o COS (Centro de Operação e Supervisão). Ele fica instalado numa sala comercial em um ponto qualquer da cidade e se comunica com todas as estações por meio de linha telefônica convencional discada, obtendo todos os detalhes de funcionamento de cada estação.

O sistema é baseado no conceito de tratamento distribuído, que consiste em instalar a estação de tratamento em um local próximo de onde o efluente é gerado. Além de reduzir drasticamente os custos da rede coletora, é possível utilizar estações modulares e compactas que podem ser ampliadas de acordo com o crescimento populacional, sem necessidade de grandes obras civis. Cada bairro, empreendimento, balneário ou praia pode ter a sua própria estação local.

Para tratar o esgoto é utilizado o processo de lodos ativados por batelada, onde cada carga é totalmente processada antes da admissão de outra. O sistema funciona em cinco fases, que normalmente são realizadas em 6 (seis) horas.

Sedimentação

No período de sedimentação, o sistema de aeração encontra-se desligado, ocorrendo a formação dos flocos biológicos e respectiva precipitação gravimétrica. Em pouco tempo, forma-se uma zona clarificada na superfície, distingüindo-se da zona do fundo onde concentram-se as bactérias ativadas.

As bactérias continuam a sua atividade, reduzindo o nível de oxigênio dissolvido a um ponto que proporciona o ambiente ideal para que as bactérias do grupo nitrobácter, nitrosomonas e pseudomonas iniciem a nitrificação e a desnitrificação da amônia na massa líquida, respectivamente.

Esses dois processos são particulares do sistema por bateladas, e fazem a remoção dos nutrientes que, se impropriamente reduzidos, dão origem à proliferação de algas no corpo receptor. As reações de nitrificação e desnitrificação ocorrem após satisfeita a demanda carbonácea e permitem reduzir a quantidade de nutrientes no efluente final, adeqüando-o ao ambiente receptor e diminuindo o risco de eutrofização.

Esse mecanismo biológico, associado à estrutura hidráulica do reator, permite a descarga do sobrenadante com baixa concentração de material orgânico, considerando o efluente tratado.

Case de sucesso

A Praia Brava está localizada a 38 km do centro de Florianópolis e é uma das mais belas praias da Ilha. A Acqualan assumiu os serviços de fornecimento de água e tratamento de esgoto em 1997, quando a praia já apresentava problemas de

balneabilidade pois não possuía uma estação de tratamento de esgoto.

Todo o efluente era recolhido no canto sul da praia e infiltrado na areia, in natura. Além disso, a oferta de água já era insuficiente para a população da época.

Vislumbrando uma oportunidade de provar um conceito inovador em um local de grande visibilidade, a empresa aceitou o desafio de realizar todo o investimento e arcou com todos os custos da implantação das estações de tratamento de água e esgoto, sem nenhuma taxa de contribuição de melhoria por parte dos moradores.

A diferenciação na prestação dos serviços está em vários pontos: todos os cidadãos têm acesso às análises mensais da água fornecida (apresentada em conjunto com os números solicitados pela legislação pertinente) e do esgoto tratado. Além disso, no verão, a empresa também oferece boletins de balneabilidade detalhados, divulgados no web site e em placas espalhadas pela praia. É importante ressaltar que as análises são feitas pelo Laboratório de Saneamento da Escola Técnica Federal de Santa

Catarina, desde a coleta até o laudo final.

Enchimento

Após a remoção dos sólidos não-orgânicos através de uma caixa de areia e gradeamento, o tanque é enchido até que se complete o nível, quando a admissão é fechada. O sistema de aeração pode ser ligado desde o momento em que o tanque começa a encher, iniciando-se a reação pela oferta de oxigênio aos microorganismos (bactérias saprófitas comuns).

Reação

Nessa fase do ciclo, a aeração oferta oxigênio à massa líquida, iniciando as transformações da matéria orgânica do esgoto. Essas ocorrem mediante a oxidação do carboidrato em gás carbônico e água em ambiente aeróbio, impedindo a formação de elementos gasosos que venham a gerar mau odor.

Com a oxigenação da massa líquida obtém-se um maior controle e facilidade operacional do sistema de tratamento sob o ponto de vista da seleção de microorganismos no reator e do próprio circuito hidráulico da estação.

O sistema de aeração permanece ligado até um pouco depois do tanque completar o enchimento. Ao se desligar a aeração, inicia-se a fase seguinte: a sedimentação.

Descarga

Uma vez sedimentada a massa biológica, a descarga do sobrenadante ocorre por meio de um vertedor de nível variável com válvulas controladas pelo sistema. Biologicamente, na fase de sedimentação e descarga, o nível de oxigênio ofertado para o sistema diminui, surgindo nesse ambiente as características ideais para a ocorrência da nitrificação anteriormente mencionada.

Ainda nessa fase, o excesso de lodo deve ser retirado, ajustando-o com a fase seguinte, chamada de repouso ou de ajuste de ciclo.

Sentença inusitada

Uma pena de 200 anos de prisão foi a pena imposta por um tribunal estado-unidense a um cidadão canadense. O governo do Canadá criticou Washington afirmando que os Estados Unidos tentam impor suas leis fora de suas fronteiras. James Sabzali, de 41 anos, fui condenado por vender a Cuba substâncias químicas para purificar a água. As vendas eram feitas por meio de intermediários estrangeiros.

O Tribunal Federal da Filadélfia assinalou que o acusado conspirou, com seus dos sócios estado-unidenses, para utilizar subsidiárias no Canadá e México com o objetivo de vender seus produtos à ilha. Cuba enfrenta o embargo econômico dos Estados Unidos há 40 anos.

Fonte: Radipaz

Leave a Reply

Your email address will not be published.